Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1509 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1509 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1509

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

A IDENTIDADE DA JUVENTUDE NA

COLÔNIA DE PESCADORES Z3: A INFLUÊNCIA

HISTÓRICA E CULTURAL NO EDUCANDO

Alex Sandro de Castro Garrido

1

Vanderley Pimentel

2

Fábio André Sangiogo

3

Palavras-chave

: Investigação Temática, Cultura, Jovens.

INTRODUÇÃO

Esse é um recorte da pesquisa de uma Investigação

Temática, realizada na Colônia de Pescadores Z3 da cida-

de de Pelotas/RS, com

lócus

na Escola Estadual de Ensino

Médio Colônia de Pesadores Z-3, tendo como os principais

sujeitos da pesquisa os Jovens Educandos do 1º ano do En-

sino Médio. A investigação é importante para que se possa

destacar aspectos da Cultura que descreve o contexto local

do Jovem, com destaque a sua visão e perspectivais Socio-

culturais, uma etapa importante do processo de desenvol-

vimento da abordagem temática freireana. Apresentamos,

segundo as ideias de Freire (1987), a primeira fase da Inves-

tigação Temática, que tem como centro de sua objetividade

a realização de uma investigação no

universo temático,

para

emersão do

Tema Gerador

, que surge das situações signifi-

cativas e das falas expressadas em diversas dimensões.

De acordo com Freire (1987), ao abordar as perspec-

tivas dos saberes populares dos educandos e sujeitos mo-

radores da Colônia de Pescadores Z3, entende-se que os

sujeitos são constituídos na interação com objeto do co-

1

Universidade Federal de Pelotas UFPel – Programa de Pós Graduação em

Ensino de Ciências e Matemática PPGECM-

alex.garrido@ufpel.br.

2

Escola Estadual de Ensino Médio Colônia de Pescadores Z3 5ªCRE

vanderley. pimentel@gmail.com.

3

Universidade Federal de Pelotas UFPel – Programa de Pós Graduação em

Ensino de Ciências e Matemática PPGECM-

fabiosangiogo@gmail.com.