1512
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
lônia de Pescadores Z3”. Após levantamento, considerou-se
na análise os trabalhos produzidos por autores que estejam
inseridos atualmente no contexto da Colônia de Pescadores
(professores da escola e projeto de pesquisadores). É nesta
percepção também que aprofundamos as informações ou
as ideias identificadas e construídas pela pesquisa, consi-
derando como fonte de dados e referencial teórico as pu-
blicações de Figueira (2009) e Pimentel, Madeira e Gomes
(2015), que abordam aspectos relevantes sobre os sujeitos
da comunidade, sobre a dimensão Cultural e suas relações
imbricadas na realidade dos jovens. Buscaremos com os da-
dos dos trabalhos pesquisados, aproximar as narrativas da
pesquisa investigativa realizada na atualidade com morado-
res e estudantes jovens da Colônia Z3.
A metodologia da pesquisa utilizou uma aproximação
da Análise Narrativa, que segundo as ideias de Shutze (2002),
constituem transcritas ordenadas, expressadas por subjetivi-
dade em ordem de acontecimentos e agrupando trajetórias
individuais. Os materiais utilizados foram coletados durante
a investigação temática, na fase do levantamento preliminar,
com base em entrevistas semiestruturadas e eventos locais
com educandos e pescadores.
ANÁLISE
Pimentel, Madeira e Gomes (2015), com base em Lou-
reiro (2003), consideram o pertencimento de um indivíduo
baseado nos direitos e responsabilidades sociais. Figueira
(2009), apresenta por meio de elementos culturais do es-
paço, atividades intrínsecas a natureza e mediadas às suas
condições ambientais. Nesse sentido, desenvolvem-se a
partir dos contextos históricos e sociais, os produtos das
sínteses culturais da ação dos sujeitos que são baseados
em: “crenças, medicina caseira, festas religiosas, interpre-
tações tradicionais, inclui leitura das ondas, marés, ventos
etc.” (FIGUEIRA 2009, p.13). Na perspectiva escolar sobre o
discurso dos direitos e das responsabilidades da ação cultu-
ral no cotidiano Freire (1996), reforça o dever de respeitar o