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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

lônia de Pescadores Z3”. Após levantamento, considerou-se

na análise os trabalhos produzidos por autores que estejam

inseridos atualmente no contexto da Colônia de Pescadores

(professores da escola e projeto de pesquisadores). É nesta

percepção também que aprofundamos as informações ou

as ideias identificadas e construídas pela pesquisa, consi-

derando como fonte de dados e referencial teórico as pu-

blicações de Figueira (2009) e Pimentel, Madeira e Gomes

(2015), que abordam aspectos relevantes sobre os sujeitos

da comunidade, sobre a dimensão Cultural e suas relações

imbricadas na realidade dos jovens. Buscaremos com os da-

dos dos trabalhos pesquisados, aproximar as narrativas da

pesquisa investigativa realizada na atualidade com morado-

res e estudantes jovens da Colônia Z3.

A metodologia da pesquisa utilizou uma aproximação

da Análise Narrativa, que segundo as ideias de Shutze (2002),

constituem transcritas ordenadas, expressadas por subjetivi-

dade em ordem de acontecimentos e agrupando trajetórias

individuais. Os materiais utilizados foram coletados durante

a investigação temática, na fase do levantamento preliminar,

com base em entrevistas semiestruturadas e eventos locais

com educandos e pescadores.

ANÁLISE

Pimentel, Madeira e Gomes (2015), com base em Lou-

reiro (2003), consideram o pertencimento de um indivíduo

baseado nos direitos e responsabilidades sociais. Figueira

(2009), apresenta por meio de elementos culturais do es-

paço, atividades intrínsecas a natureza e mediadas às suas

condições ambientais. Nesse sentido, desenvolvem-se a

partir dos contextos históricos e sociais, os produtos das

sínteses culturais da ação dos sujeitos que são baseados

em: “crenças, medicina caseira, festas religiosas, interpre-

tações tradicionais, inclui leitura das ondas, marés, ventos

etc.” (FIGUEIRA 2009, p.13). Na perspectiva escolar sobre o

discurso dos direitos e das responsabilidades da ação cultu-

ral no cotidiano Freire (1996), reforça o dever de respeitar o