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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

educando da Colônia Z3, permitindo discutir algumas con-

cepções atuais dos educandos, por meio das narrativas cap-

tadas durante a investigação temática.

REFERENCIAL TEÓRICO

Vislumbrarmos discutir aspectos constituintes das

ideias de Freire (1996), sua proposta no discurso Político-Pe-

dagógico Crítico, que investiga aprendendo-aprender para

ensinar, reconhecendo que a Cultura de uma comunidade,

mediada pelo diálogo, com respeito aos seus símbolos, lin-

guagens significativas em uma intima dialogicidade, entre a

Educação e a Cultura de um povo, deve se dar no contexto

histórico-cultural da realidade do espaço. Também estamos

baseados nas percepções sobre a juventude do texto de

Juarez Dayrell, publicado em 2007, “A escola “Faz” as Juven-

tudes? Reflexões em torno da Socialização Juvenil”.

Nas percepções de Freire (1996), compreendemos a

necessidade de (re)conhecer as demandas locais, nos olhares

dos sujeitos e dar vozes aos significados dos seus símbolos

e linguagens. É nesta percepção que aprofundamos as infor-

mações ou as ideias identificadas e construídas pela pesquisa

do ser ontológico, e considerando também como fonte de

dados e referencial teórico, duas publicações: I) A disserta-

ção de mestrado “Colônia de Pescadores Z3, Pelotas – RS: da

Crise da Pesca à Expansão do Turismo com Base no Patrimô-

nio Cultural”, de Figueira (2009); e II) o trabalho de pesquisa

“Pensando a Questão Ambiental na Colônia de Pescadores

Z3: Problematizando a Sociedade Contemporânea a partir do

Diálogo”, de Pimentel, Madeira e Gomes (2015), que abordam

aspectos relevantes sobre os sujeitos da comunidade, sobre a

dimensão Cultural e se busca estabelecer relações imbricadas

na realidade dos jovens da Colônia Z3.

METODOLOGIA

Para a pesquisa foram obtidos materiais bibliográficos,

por meio da pesquisa via internet, com a palavra-chave “Co-