XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
educando da Colônia Z3, permitindo discutir algumas con-
cepções atuais dos educandos, por meio das narrativas cap-
tadas durante a investigação temática.
REFERENCIAL TEÓRICO
Vislumbrarmos discutir aspectos constituintes das
ideias de Freire (1996), sua proposta no discurso Político-Pe-
dagógico Crítico, que investiga aprendendo-aprender para
ensinar, reconhecendo que a Cultura de uma comunidade,
mediada pelo diálogo, com respeito aos seus símbolos, lin-
guagens significativas em uma intima dialogicidade, entre a
Educação e a Cultura de um povo, deve se dar no contexto
histórico-cultural da realidade do espaço. Também estamos
baseados nas percepções sobre a juventude do texto de
Juarez Dayrell, publicado em 2007, “A escola “Faz” as Juven-
tudes? Reflexões em torno da Socialização Juvenil”.
Nas percepções de Freire (1996), compreendemos a
necessidade de (re)conhecer as demandas locais, nos olhares
dos sujeitos e dar vozes aos significados dos seus símbolos
e linguagens. É nesta percepção que aprofundamos as infor-
mações ou as ideias identificadas e construídas pela pesquisa
do ser ontológico, e considerando também como fonte de
dados e referencial teórico, duas publicações: I) A disserta-
ção de mestrado “Colônia de Pescadores Z3, Pelotas – RS: da
Crise da Pesca à Expansão do Turismo com Base no Patrimô-
nio Cultural”, de Figueira (2009); e II) o trabalho de pesquisa
“Pensando a Questão Ambiental na Colônia de Pescadores
Z3: Problematizando a Sociedade Contemporânea a partir do
Diálogo”, de Pimentel, Madeira e Gomes (2015), que abordam
aspectos relevantes sobre os sujeitos da comunidade, sobre a
dimensão Cultural e se busca estabelecer relações imbricadas
na realidade dos jovens da Colônia Z3.
METODOLOGIA
Para a pesquisa foram obtidos materiais bibliográficos,
por meio da pesquisa via internet, com a palavra-chave “Co-