XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1507
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
ação sobre o mundo, não existe no ser, seu estar
no mundo se reduz a u0m não poder transpor os
limites que lhe são impostos pelo próprio mundo,
do que resulta que este ser não é capaz de com-
promisso. É um ser imerso no mundo, no seu es-
tar adaptado a ele e sem ter dele consciência. Sua
imersão na realidade, da qual não pode sair, nem
distanciar-se para admirá-la e, assim, transformá-la,
faz dele um ser fora do tempo ou sob o tempo ou,
ainda, num tempo que não é seu. O tempo para tal
ser seria um perpétuo presente, um eterno hoje [...]
(1981, p. 16).
Temos que ter consciência de que a culpa deste pro-
blema, é da escola, dos professores, do governo, das famí-
lias, enfim de todos, pois são crianças e adolescentes que
possuem o direito ao estudo e estudo de qualidade e isto
não está acontecendo, sendo que este problema irá refletir
no futuro de todos. Nós educadores devemos ter formações
e práticas voltadas a uma educação humanizadora, onde
podemos através da educação motivar e mostrar caminhos
alternativos para combater essas desigualdades.
METODOLOGIA
O trabalho foi realizado com a turma do 8º ano, onde
os alunos tiveram acesso aos documentos onde constavam
o ano e a idade de cada um dos alunos matriculados na Es-
cola Antônio João Zandoná no ano de 2017, foi preservado
o nome dos alunos. Após análise minuciosa de cada uma
das turmas os alunos construíram tabelas e gráficos para
melhor demonstrar a distorção da idade série em cada uma
das turmas, bem como da escola em geral.
ANÁLISE
Através do estudo pode-se constatar que na Escola
existe a distorção da idade série, os casos de distorção são
dos alunos provenientes de outras escolas e municípios, que
migraram para a escola em algum momento da vida escola.
Já que a escola possui uma metodologia diferenciada, que