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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
nhecimento ao longo de sua história e grupos sociocultu-
rais. Nisso, eles vivenciam desafios constantes, no espaço
e tempo, em que homens e mulheres apresentam dinamis-
mo, constroem e transformam, o seu contorno de forma
intersubjetiva, por meio da linguagem, símbolo e significa-
do. Freire (1981), afirma que os jovens têm facilidade de ir
além da própria capacidade, estimulados em seu processo
de desvelar o mundo em seu tempo histórico-cultural. Por-
tanto, a escola tem papel importante nesse percurso; afinal,
o jovem educando necessita desvendar por meio de atitu-
des em fase da realidade cultural, para assim enfrenta-las de
formas diferente (FREIRE, 1967). Nas perspectivas de Frei-
re (1987), toda Ação Cultural é sistematizada desencadea-
da sob a ação social, caracterizado como Síntese Cultural,
seja para manter suas características, alterar ou transformar,
no sentido que seja uma ação. De acordo ainda com Freire
(1967), destaca acerca da Cultura:
A democratização da cultura — dimensão da de-
mocratização fundamental. Reconhecidos, logo na
primeira situação, os dois mundos — o da nature-
za e o da cultura e o papel do homem nesses dois
mundos — vão se sucedendo outras situações, em
que ora se fixam, ora se ampliam as áreas de com-
preensão do domínio cultural.
A distinção entre os dois mundos: o da natureza
e o da cultura. O papel ativo do homem em sua
e com sua realidade. O sentido de mediação que
tem a natureza para as relações e comunicação dos
homens. A cultura como o acrescentamento que o
homem faz ao mundo que não fez. A cultura como
o resultado de seu trabalho. Do seu esforço criador
e recriador. O sentido transcendental de suas rela-
ções. A dimensão humanista da cultura. A cultura
como aquisição sistemática da experiência humana.
Como uma incorporação, por isso crítica e criadora,
e não como uma justaposição de informes ou pres-
crições “doadas” (FREIRE 1967, p.108).
Ao considerar o exposto, o
objetivo
do trabalho é,
por meio das dimensões culturais, identificar elementos
constitutivos que norteiam a identidade cultural do jovem