1508
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
busca a aprendizagem integral do educando. A escola pos-
sui um diferencial, que está regimentado no PPP da escola,
os alunos até o 9º Ano do Ensino Fundamental não ficam
retidos de um ano para outro, sendo que para isso são rea-
lizadas avaliações diferenciadas, trabalhos individualizados
com os alunos que possuem algum tipo de dificuldade para
que todos possam acompanhar o ano escolar.
Pode-se contatar que 13% dos alunos matriculados
em 2017 na escola, estavam com idade avançada para o ano
que frequentavam, sendo que a maioria deles frequentavam
o Ensino Médio noturno.
RESULTADOS ESPERADOS E ALCANÇADOS
Com a realização do trabalho pode-se perceber que o
problema de distorção da idade série foi um assunto que in-
teressou os estudantes envolvidos na pesquisa e despertou
neles o interesse e o desafio de não fazer parte deste quadro.
A escola em geral, adota medidas como diálogo, visita
às famílias, formação de comissão para dialogar com em-
presas locais, poder público (SMEC, Câmara de Vereadores,
CRAS). Tudo isso para minimizar o problema de evasão es-
colar e a distorção da idade série.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Educação como prática da liberdade
. 2. ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
______,
A Educação na Cidade
. São Paulo: Cortez; 1991.
LOPES, Noêmia. Como combater o abandono e a evasão
escolar.
Gestão Escolar
, Edição 007, Abril/Maio 2010.
Disponível em:
http://gestaoescolar.abril.com.br/ aprendizagem.Acesso em: 05 de Abril 2018.