1506
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
a sociedade, já que isso refletirá no andamento e na cons-
trução de uma sociedade civilizada.
Para Lopes (2010)
O problema do abandono dos estudos e da eva-
são preocupa os educadores e responsáveis pelas
políticas públicas. De acordo com o Ministério da
Educação (MEC), a evasão atinge 6,9% no Ensino
Fundamental e 10% no Ensino Médio (3,2 milhões
de crianças e jovens, segundo dados de 2005). São
mais 2,9 milhões (dados de 2007) que abandonam
as aulas num ano e retornam no seguinte, engros-
sando outro índice preocupante: o da distorção
idade e série.
Nas escolas é preciso tentar barrar a evasão escolar e
também a distorção da idade ano, este é um problema so-
cial grave com sérias consequência, e estas podem interferir
na formação pessoal, moral, social e cidadã desses seres hu-
manos em construção.
Nas considerações de Paulo Freire
Não devemos chamar o povo à escola para receber
instruções, postulados, receitas, ameaças, repreen-
sões e punições, mas para participar coletivamente
da construção de um saber, que vai além do sa-
ber de pura experiência feito, que leve em conta as
suas necessidades e o torne instrumento de luta,
possibilitando-lhe transformar-se em sujeito de sua
própria história. (1991, p. 16)
No atual mundo globalizado, a inclusão e permanên-
cia na escola de crianças e jovens em situação de vulnera-
bilidade social é um grande desafio a ser superado. Porém,
a escola com sua função social deve sempre primar pela
reflexão, diálogo, busca de novas alternativas para contor-
nar e inviabilizar a opressão dos menos favorecidos con-
tribuindo significativamente para a valorização humana e
formação cidadã com embasamento teóricos consistentes.
Para Freire,
Se a possibilidade de reflexão sobre si, sobre seu
estar no mundo, associada indissoluvelmente à sua