XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1501
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
F
AVERO, Osmar
. O legado de Paulo Freire
: passado ou
atualidade? REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens
e Adultos, v. 1, n. 0, ago. 2007.
FRIGOTTO, Gaudêncio.
A gênese das teses do Escola sem
Partido
: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a so-
ciedade e a educação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.)
Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação
e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP,
2017. pp.17-34.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. 12 ed. Rio de Janei-
ro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Eduardo
Duarte et al. Lomba do Pinheiro
. Porto
Alegre: Unidade Editorial. Secretaria Municipal da Cul-
tura. Porto Alegre, 2000 (Memória dos Bairros).
GALLO, Sílvio. (Org.) Ética e cidadania: caminhos da filosofia.
11 ed. Campinas: Papirus, 2003.
GRAMSCI, Antonio.
Os intelectuais e a organização da cul-
tura
. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
KOSIK, Karel.
Dialética do concreto
. 2 ed. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1976.
INSTITUTO SOU DA PAZ.
Gênero fora da caixa
: guia prático
para educadores e educadoras. São Paulo: Sou da Paz,
2011.
LOURO, Guacira Lopes.
Gênero, sexualidade e educação
.
7ª ed. Petrópolis: Vozes; 2004.
JESUS, Beto et all.
Diversidade sexual na escola
: uma me-
todologia de trabalho com adolescentes e jovens.
CORSA/ECOS, 2008.
JUNQUEIRA. Rogério Diniz.
Políticas de educação para a
diversidade sexual
: escola como lugar de direitos. In:
LIONÇO, Tatiana; DINIZ, Debora (Orgs.). Homofobia e
Educação: um desafio ao silêncio. Brasília: LetrasLivres:
EdUnB, 2009. P. 161-194.
LACERDA, Milena.
Enredos sobre diversidade sexual e gê-
nero na educ
ação. In: NOGUEIRA, Leonardo; HILÁRIO