XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1497
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
entanto, é usado pelos defensores dessa causa de forma
política e moralista (FACCHINI, 2015) e censura, com a “Lei
da Mordaça”, as práticas pedagógicas que buscam fomen-
tar o pensamento crítico e o questionamento dos padrões
branco, patriarcal, heteronormativo e elitista de se repre-
sentar e postar no mundo.
Esses são, entre outros, exemplos contundentes de
o quanto esta é uma discussão urgente e necessária para
que se efetive uma educação não sexista e anti-discrimina-
tória, que coíba todas as formas de exploração, dominação
e opressão.
Particularmente desenvolver um programa em torno
das relações de gênero e sexualidades na perspectiva dos
direitos humanos implicou em problematizar e desnatura-
lizar estereótipos e a desigualdade sexual e de gênero, fo-
mentar a igualdade de direitos e a possibilidade de vivên-
cia da sexualidade sem medo, vergonha, culpa, com prazer,
liberdade e autonomia para expressar as distintas orienta-
ções sexuais, reconhecendo a legitimidade da diversidade
e ao mesmo tempo a consciência da importância do sexo
seguro e dos direitos reprodutivos.
Ao final do trabalho realizei uma rodada de avaliação
do programa junto aos estudantes das três turmas, atra-
vés da escrita de uma carta que pedi que fosse dirigida a
mim, sem uma necessária identificação. Obvite um retorno
muitíssimo positivo e mesmo elogioso, tanto em relação às
temáticas estudadas, metodologias e mediação. Foi muito
gratificante colher impressões como as destacadas:
Gostei bastante das aulas nos assuntos que são um
grande tabu na nossa sociedade; Foi o professor
mais especial, que mais se destacou, o melhor pro-
fessor; Sua matéria é ótima e o que aprendi vou
levar para a vida toda; Gostei das tuas aulas, mas
no começo estavam chatas; Aprendi muita coisa in-
teressante para a vida; Tudo que me ensinou vou
levar comigo para sempre; Achei bem legal as au-
las sobre homossexualidade, sexo e abortos; Gos-
tei da presença do senhor. O senhor anima a aula.
Aprendi bastante sobre sexualidade, sobre preser-