Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1497 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1497 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1497

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

entanto, é usado pelos defensores dessa causa de forma

política e moralista (FACCHINI, 2015) e censura, com a “Lei

da Mordaça”, as práticas pedagógicas que buscam fomen-

tar o pensamento crítico e o questionamento dos padrões

branco, patriarcal, heteronormativo e elitista de se repre-

sentar e postar no mundo.

Esses são, entre outros, exemplos contundentes de

o quanto esta é uma discussão urgente e necessária para

que se efetive uma educação não sexista e anti-discrimina-

tória, que coíba todas as formas de exploração, dominação

e opressão.

Particularmente desenvolver um programa em torno

das relações de gênero e sexualidades na perspectiva dos

direitos humanos implicou em problematizar e desnatura-

lizar estereótipos e a desigualdade sexual e de gênero, fo-

mentar a igualdade de direitos e a possibilidade de vivên-

cia da sexualidade sem medo, vergonha, culpa, com prazer,

liberdade e autonomia para expressar as distintas orienta-

ções sexuais, reconhecendo a legitimidade da diversidade

e ao mesmo tempo a consciência da importância do sexo

seguro e dos direitos reprodutivos.

Ao final do trabalho realizei uma rodada de avaliação

do programa junto aos estudantes das três turmas, atra-

vés da escrita de uma carta que pedi que fosse dirigida a

mim, sem uma necessária identificação. Obvite um retorno

muitíssimo positivo e mesmo elogioso, tanto em relação às

temáticas estudadas, metodologias e mediação. Foi muito

gratificante colher impressões como as destacadas:

Gostei bastante das aulas nos assuntos que são um

grande tabu na nossa sociedade; Foi o professor

mais especial, que mais se destacou, o melhor pro-

fessor; Sua matéria é ótima e o que aprendi vou

levar para a vida toda; Gostei das tuas aulas, mas

no começo estavam chatas; Aprendi muita coisa in-

teressante para a vida; Tudo que me ensinou vou

levar comigo para sempre; Achei bem legal as au-

las sobre homossexualidade, sexo e abortos; Gos-

tei da presença do senhor. O senhor anima a aula.

Aprendi bastante sobre sexualidade, sobre preser-