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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

vativos e sobre algumas doenças (DSTs); Aprendi

tudo o que deveria aprender sobre filosofia; Vou

sentir sua falta, Amei suas aulas, é demais e aprendi

muito com elas, As aulas de filosofia abriram mui-

to a nossa cabeça; Abordou todos os assuntos que

tínhamos dúvidas ou queríamos conversar; Tirou

bastante dúvidas sobre homossexualidade e trouxe

fatos que aconteceram antigamente ou acontecem

recentemente; O professor foi bem compreensivo

e paciente com cada assunto tratado e para des-

contrair as aulas fazia algumas brincadeiras sobre

o assunto; Agradeço ao prof. por ter “ensinado”

sobre homossexualidade; principalmente. Mudou a

opinião de várias pessoas; As aulas de filosofia fo-

ram bem interessantes e divertidas também; Apren-

di várias coisas que serão importantes para minha

vida futura ou no presente mesmo; Você é um pro-

fessor bem paciente e é legal com todo mundo e

não se estressa fácil; Neste ano, a matéria de filo-

sofia foi legal por conta das partes de sexologia, o

filme Kids e os debates que fizemos; Eu gostei, o

professor de aula de prevenção na hora do sexo,

falou das doenças se não usarmos camisinha, so-

bre homofobias, gravidez na adolescência; Todas as

aulas desse ano foram muito legais, divertidas, en-

graçadas. Foi muita coisa que estudamos que nem

acredito que fiz; Todos os vídeos que assistimos, so-

bre as pessoas ou algo assim, foi bom saber coisas

que eu nem sabia que tinha...; Parabéns por ser esse

professor legal que você é; Suas aulas foram ótimas,

Aprendi várias coisas e vou sentir sua falta. (EMEF

SAINT HILAIRE, 2017b).

No entanto, algumas poucas expressões críticas não

deixaram de assinalar que “eram aulas de sexologia e não de

filosofia” e o desconforto de tratar temas “íntimos e privados”,

muito provavelmente sob a influência de pertencimentos reli-

giosos não abertos à iniciativa. (EMEF SAINT HILAIRE, 2017b)

Em uma conjuntura desfavorável, fortemente hegemo-

nizada pelas forças conservadoras, que tende a se prolon-

gar, é preciso perceber a urgência de ao mesmo tempo de

afirmar e instaurar o diálogo pedagógico verdadeiramente

criador e emancipatório, como propunha Paulo Freire, e ao

mesmo tempo não sonegar o bom combate às causas mais