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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
vativos e sobre algumas doenças (DSTs); Aprendi
tudo o que deveria aprender sobre filosofia; Vou
sentir sua falta, Amei suas aulas, é demais e aprendi
muito com elas, As aulas de filosofia abriram mui-
to a nossa cabeça; Abordou todos os assuntos que
tínhamos dúvidas ou queríamos conversar; Tirou
bastante dúvidas sobre homossexualidade e trouxe
fatos que aconteceram antigamente ou acontecem
recentemente; O professor foi bem compreensivo
e paciente com cada assunto tratado e para des-
contrair as aulas fazia algumas brincadeiras sobre
o assunto; Agradeço ao prof. por ter “ensinado”
sobre homossexualidade; principalmente. Mudou a
opinião de várias pessoas; As aulas de filosofia fo-
ram bem interessantes e divertidas também; Apren-
di várias coisas que serão importantes para minha
vida futura ou no presente mesmo; Você é um pro-
fessor bem paciente e é legal com todo mundo e
não se estressa fácil; Neste ano, a matéria de filo-
sofia foi legal por conta das partes de sexologia, o
filme Kids e os debates que fizemos; Eu gostei, o
professor de aula de prevenção na hora do sexo,
falou das doenças se não usarmos camisinha, so-
bre homofobias, gravidez na adolescência; Todas as
aulas desse ano foram muito legais, divertidas, en-
graçadas. Foi muita coisa que estudamos que nem
acredito que fiz; Todos os vídeos que assistimos, so-
bre as pessoas ou algo assim, foi bom saber coisas
que eu nem sabia que tinha...; Parabéns por ser esse
professor legal que você é; Suas aulas foram ótimas,
Aprendi várias coisas e vou sentir sua falta. (EMEF
SAINT HILAIRE, 2017b).
No entanto, algumas poucas expressões críticas não
deixaram de assinalar que “eram aulas de sexologia e não de
filosofia” e o desconforto de tratar temas “íntimos e privados”,
muito provavelmente sob a influência de pertencimentos reli-
giosos não abertos à iniciativa. (EMEF SAINT HILAIRE, 2017b)
Em uma conjuntura desfavorável, fortemente hegemo-
nizada pelas forças conservadoras, que tende a se prolon-
gar, é preciso perceber a urgência de ao mesmo tempo de
afirmar e instaurar o diálogo pedagógico verdadeiramente
criador e emancipatório, como propunha Paulo Freire, e ao
mesmo tempo não sonegar o bom combate às causas mais