XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1499
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
gerais do cerceamento da autonomia docente e da própria
instituição escolar.
Essa inflexão libertária implica necessariamente no
enfrentamento do golpe político-jurírico-midiático capita-
neados pela extrema-direita, fundamentalistas religiosos,
grandes latifundiários, industriais e a classe média insatisfei-
ra, que fez emergir uma onda ultraconservadora em todas
as esferas. A ele estão associadas as políticas educacionais
dominantes sob a hegemonia do novo gerencialismo edu-
cacional, como indicam as análises críticas de Ball (2013),
Santos e Gandin (2013) e Mello (2015a, 2015b).
REFERÊNCIAS
APPLE, Michael W; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. O
mapeamento da Educação crítica. In: APPLE, Michael
W; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando (Orgs.).
Educa-
ção crítica: análise internacional
. Porto Alegre: Art-
med, 2011.
ATEMPA.
Revista da ATEMPA
. N.1, Out 2015. PNE e PME
em debate.
BALL, Stephen J. Novos Estados, nova governança e nova
política educacional. In: APPE, Michael; BALL, Stephen
J.; GANDIN, Luiz Armando.
Sociologia da educação
:
análise internacional. Porto Alegre: Penso Editorial,
2013. p. 177-189.
BANCADA DO PSOL. Deputado Pedro Ruas.
Cartilha Direi-
tos LGBTs
: conheça o que foi conquistado e lute por
mais direitos. Assembleia Legislativa RS, 2015.
BEAUVOIR, Simone de.
O Segundo Sexo
. 2 ed. São Paulo.
Difusão Européia do Livro. 2 vols. 1967..
BETTO, Frei. Educação em Direitos Humanos. In: ALENCAR,
Chico (Org.).
Direitos mais humanos
. Rio de Janeiro:
Garamond, 1998.
BORGES, Maria de Lourdes; TIBURI, Marcia (Orgs.)
Filosofia
:
Machismos e Feminismos Florianópolis, UFSC, 2014.