Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1499 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1499 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1499

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

gerais do cerceamento da autonomia docente e da própria

instituição escolar.

Essa inflexão libertária implica necessariamente no

enfrentamento do golpe político-jurírico-midiático capita-

neados pela extrema-direita, fundamentalistas religiosos,

grandes latifundiários, industriais e a classe média insatisfei-

ra, que fez emergir uma onda ultraconservadora em todas

as esferas. A ele estão associadas as políticas educacionais

dominantes sob a hegemonia do novo gerencialismo edu-

cacional, como indicam as análises críticas de Ball (2013),

Santos e Gandin (2013) e Mello (2015a, 2015b).

REFERÊNCIAS

APPLE, Michael W; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. O

mapeamento da Educação crítica. In: APPLE, Michael

W; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando (Orgs.).

Educa-

ção crítica: análise internacional

. Porto Alegre: Art-

med, 2011.

ATEMPA.

Revista da ATEMPA

. N.1, Out 2015. PNE e PME

em debate.

BALL, Stephen J. Novos Estados, nova governança e nova

política educacional. In: APPE, Michael; BALL, Stephen

J.; GANDIN, Luiz Armando.

Sociologia da educação

:

análise internacional. Porto Alegre: Penso Editorial,

2013. p. 177-189.

BANCADA DO PSOL. Deputado Pedro Ruas.

Cartilha Direi-

tos LGBTs

: conheça o que foi conquistado e lute por

mais direitos. Assembleia Legislativa RS, 2015.

BEAUVOIR, Simone de.

O Segundo Sexo

. 2 ed. São Paulo.

Difusão Européia do Livro. 2 vols. 1967..

BETTO, Frei. Educação em Direitos Humanos. In: ALENCAR,

Chico (Org.).

Direitos mais humanos

. Rio de Janeiro:

Garamond, 1998.

BORGES, Maria de Lourdes; TIBURI, Marcia (Orgs.)

Filosofia

:

Machismos e Feminismos Florianópolis, UFSC, 2014.