Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1495 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1495 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1495

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Destaco como aprendizados a importância do uso

de recursos diversificados e atrativos para os alunos: jogos,

dramatização, charges, animações, músicas, documentários,

histórias em quadrinhos, reportagens da imprensa, traba-

lhos de pesquisa, etc. É pertinente salientar a diversidade e

qualidade dos materiais de apoio ao professor disponíveis,

seja em programas como o do Ministério da Saúde (Pro-

grama Saúde e Prevenção nas Escolas, Programa Brasil Sem

Homofobia) e do Ministério da Educação (Cadernos SECAD),

do Projeto Galera Curtição (SMS/SMED), como também

de numerosas ONGs (ECOS-Comunicação em Sexualida-

de, Promundo, Instituto Papai, Instituto Sou da Paz, Grupo

Transas do Corpo,

ABIA-Associação Brasileira Interdiscipli-

nar de Aids) e Movimentos Sociais feministas (SOS Corpo,

SOF- Sempreviva Organização Feminista) e LGBT (Nuances

– Grupo pela Livre Expressão Sexual, Somos – Comunicação,

Saúde e Sexualidade) e nos Movimento Sindical de Traba-

lhadores em Educação (Revista Mátria/CNTE, Revista ATEM-

PA, entre outros) que, em geral, disponibilizam suas produ-

ções on-line.

As atividades desenvolvidas tiveram sempre roteiro

com problematizações, sejam com caráter de investigação

e sensibilização inicial, seja para aproveitamento pleno dos

recursos e subsídios selecionados, provocando a reflexão de

caráter filosófico e a elaboração de sínteses individuais e/ou

coletivas e posicionamento em torno de temas polêmicos

(CAMPOS, 2008).

FREIRE EM PERSPECTIVA

Paulo Freire, tornou-se mundialmente conhecido pela

sua crítica à educação que tem na opressão sua forma de

sustentação mas, sabidamente, não deu destaque significa-

tivo no arcabouço conceitual de suas obras para as questões

que envolvem as lutas em torno do feminismo, da sexuali-

dade e das relações de gênero.

Para Favero (2007) desde a produção da

Pedagogia do

Oprimido

Freire foi ampliando o seu conceito de oprimido,