XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Destaco como aprendizados a importância do uso
de recursos diversificados e atrativos para os alunos: jogos,
dramatização, charges, animações, músicas, documentários,
histórias em quadrinhos, reportagens da imprensa, traba-
lhos de pesquisa, etc. É pertinente salientar a diversidade e
qualidade dos materiais de apoio ao professor disponíveis,
seja em programas como o do Ministério da Saúde (Pro-
grama Saúde e Prevenção nas Escolas, Programa Brasil Sem
Homofobia) e do Ministério da Educação (Cadernos SECAD),
do Projeto Galera Curtição (SMS/SMED), como também
de numerosas ONGs (ECOS-Comunicação em Sexualida-
de, Promundo, Instituto Papai, Instituto Sou da Paz, Grupo
Transas do Corpo,
ABIA-Associação Brasileira Interdiscipli-
nar de Aids) e Movimentos Sociais feministas (SOS Corpo,
SOF- Sempreviva Organização Feminista) e LGBT (Nuances
– Grupo pela Livre Expressão Sexual, Somos – Comunicação,
Saúde e Sexualidade) e nos Movimento Sindical de Traba-
lhadores em Educação (Revista Mátria/CNTE, Revista ATEM-
PA, entre outros) que, em geral, disponibilizam suas produ-
ções on-line.
As atividades desenvolvidas tiveram sempre roteiro
com problematizações, sejam com caráter de investigação
e sensibilização inicial, seja para aproveitamento pleno dos
recursos e subsídios selecionados, provocando a reflexão de
caráter filosófico e a elaboração de sínteses individuais e/ou
coletivas e posicionamento em torno de temas polêmicos
(CAMPOS, 2008).
FREIRE EM PERSPECTIVA
Paulo Freire, tornou-se mundialmente conhecido pela
sua crítica à educação que tem na opressão sua forma de
sustentação mas, sabidamente, não deu destaque significa-
tivo no arcabouço conceitual de suas obras para as questões
que envolvem as lutas em torno do feminismo, da sexuali-
dade e das relações de gênero.
Para Favero (2007) desde a produção da
Pedagogia do
Oprimido
Freire foi ampliando o seu conceito de oprimido,