Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1496 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1496 / 2428 Next Page
Page Background

1496

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

incorporando a categoria de classe social e mais tarde, des-

de as críticas bastante pertinentes de feministas estaduni-

denses (EGGERT, 2008), reconhecidas por Freire, também às

noções de gênero e etnia.

Efetivamente, a necessária articulação, em um para-

lelismo não sincrônico, entre as categorias classe, gênero e

etnia precisa dialogar com outras temáticas que, sobretudo

no âmbito educativo, tem destacada relevância: território,

geração e sexualidade, entre outras. Nesse sentido a noção

de totalidade (KOSIK, 1976) continua a ser indispensável aos

educadores críticos

A base da pedagogia freiriana é, sem dúvida, uma fon-

te de inspiração epistêmica e política fecunda, que aponta

claros desdobramentos metodológicos na operacionaliza-

ção da pedagogia da libertação, dentro de uma concepção

dialógica e dialética, e que foi inspiradora do trabalho aqui

sistematizado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É sempre um desafio realizar uma abordagem sobre

temáticas como das relações de gênero e sexualidade que

não ignore e nem faça pouco caso da estrutura social, eco-

nômica, cultural e do processo histórico, constituidor ele

próprio de sentido para a compreensão das temáticas

.

Sabemos que a compreensão dos direitos sexuais e

reprodutivos como direitos humanos implica sempre em

considerá-los como um campo de tensão e disputa sob um

contexto fortemente marcado pela assimetria das relações

de poder, em vários âmbitos.

As recentes investidas de grupos conservadores, ra-

cistas, machistas, sexistas e LGBTfóbicos, através de fun-

damentalistas religiosos e parlamentares identificados

com tais propostas impediram a aprovação de metas pro-

gressistas nos Planos Municipais e Estaduais de Educação,

impondo sua agenda em âmbito federal. A discussão da

questão de gênero é, por exemplo, um dos principais alvos

do

Escola sem Partido

. O termo “ideologia de gênero”, no