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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

preconizam uma política sexual voltada a conter

supostas ameaças à família e à normalidade hete-

rossexual. (JUNQUEIRA, 2009, p.165).

Aproximei essa concepção de direitos humanos, como

parte de mediações para a construção de um projeto al-

ternativo de sociedade: inclusiva, sustentável e plural - com

o referencial da Educação Popular. Na representação que

segue procuro explicitar um quadro de referências que con-

sidero essencial, o do necessário diálogo entre o referencial

da Educação Popular crítica, dialética e contra-hegemônica

(FREIRE, 1983; BETTO, 1998; MELLO, 2005) com os Direitos

Humanos, desde a concepção histórico-crítica (CANDAU,

2000; CARBONARI, 2008).

O esquema procura caracterizar essas referências e

sua articulá-las dentro de uma perspectiva mais ampla de

trabalho tendo em vista a superação do modelo socioeco-

nômico-cultural e o acúmulo na direção de um novo projeto

histórico, que significa uma transição paradigmática de lon-

ga duração, por certo.

Tal representação é um marcador para o diálogo crí-

tico diante de um cenário fortemente marcado pelas restri-

ções de direitos e ataques à classe trabalhadora; não apenas

os direitos sexuais e os direitos humanos. A ofensiva política,

social e ideológica em curso vem consolidando um novo

bloco histórico ávido para aplicar reformas estruturais, res-

taurar a acumulação capitalista por meio da mercantilização

de direitos sociais e tentar contornar a grave crise política

e econômica. Não resta dúvida sobre os impactos desses

ataques:

A aliança política e a agenda programática golpista

têm se mostrado intrinsecamente contrária aos di-

reitos humanos. Aos direitos civis, políticos, sociais,

trabalhistas. E aos direitos das mulheres, das juven-

tudes, dos negros e negras, dos pobres e das lésbi-

cas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais

e homens trans (LGBTs). (FACCHINI; RODRIGUES,

2018, p. 232).