1490
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
preconizam uma política sexual voltada a conter
supostas ameaças à família e à normalidade hete-
rossexual. (JUNQUEIRA, 2009, p.165).
Aproximei essa concepção de direitos humanos, como
parte de mediações para a construção de um projeto al-
ternativo de sociedade: inclusiva, sustentável e plural - com
o referencial da Educação Popular. Na representação que
segue procuro explicitar um quadro de referências que con-
sidero essencial, o do necessário diálogo entre o referencial
da Educação Popular crítica, dialética e contra-hegemônica
(FREIRE, 1983; BETTO, 1998; MELLO, 2005) com os Direitos
Humanos, desde a concepção histórico-crítica (CANDAU,
2000; CARBONARI, 2008).
O esquema procura caracterizar essas referências e
sua articulá-las dentro de uma perspectiva mais ampla de
trabalho tendo em vista a superação do modelo socioeco-
nômico-cultural e o acúmulo na direção de um novo projeto
histórico, que significa uma transição paradigmática de lon-
ga duração, por certo.
Tal representação é um marcador para o diálogo crí-
tico diante de um cenário fortemente marcado pelas restri-
ções de direitos e ataques à classe trabalhadora; não apenas
os direitos sexuais e os direitos humanos. A ofensiva política,
social e ideológica em curso vem consolidando um novo
bloco histórico ávido para aplicar reformas estruturais, res-
taurar a acumulação capitalista por meio da mercantilização
de direitos sociais e tentar contornar a grave crise política
e econômica. Não resta dúvida sobre os impactos desses
ataques:
A aliança política e a agenda programática golpista
têm se mostrado intrinsecamente contrária aos di-
reitos humanos. Aos direitos civis, políticos, sociais,
trabalhistas. E aos direitos das mulheres, das juven-
tudes, dos negros e negras, dos pobres e das lésbi-
cas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais
e homens trans (LGBTs). (FACCHINI; RODRIGUES,
2018, p. 232).