1486
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA...
Infelizmente as tensões provocadas pelo processo
eleitoral interno na escola, associado ao período de eleições
municipais, não permitiram que fosse dada continuidade ao
processo de planejamento coletivo da escola a partir da in-
vestigação realizada. Em2017, o planejamento inicial da nova
equipe diretiva, que propunha a retomada do processo, teve
que ser alterado dado às turbulentas relações estabelecidas
pelos novos gestores à frente da SMED, com a imposição de
nova rotina escolar e o fim das reuniões pedagógicas com
todo o coletivo de educadores e ataques à autonomia das
escolas, que se ampliaram em 2018. Tais fatores, endógenos
e exógenos, ainda são temas candentes e o processo ainda
está em abertos e muitos de nós nos perguntamos: quanto
e como retomar o fio da meada?
A RETOMADA DA PESQUISA NO CHÃO DA SALA DE
AULA
Em que pese as dificuldades do contexto e de gestão
coletiva, muitas práticas da escola retomaram e vêm tendo
êxito com base em questões levantadas pela pesquisa. No
caso do III Ciclo, a partir da iniciativa na disciplina de Filo-
sofia, foram retomadas algumas das Falas Significativas da
Pesquisa Sócio-Antropológica e dos dados existentes em
torno da temática das
Relações de Gênero
, dada as caracte-
rísticas dos estudantes dos nonos anos e da existência de
um trabalho preliminar que apontara sua pertinência. Elas
foram o ponto de partida para o trabalho desenvolvido.
Ei-las.
Falas Significativas da Pesquisa Socio Antropológica
(Relações de Gênero e Sexualidade)
1.“Está tudo ruim, elas (meninas) acham que são
donas, que tudo podem fazer.”. 2.“A gente teve um
problema com isso (...) Ela é bissexual, sei lá... ela
gosta de menina.” 3.“Tenho seis netas e um neto
homem. Paro e penso o que essa mulherada vai dar.