1484
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
a despeito das iniciativas de subversão dessa lógica, para
superar o paradigma de um espaço disciplinador, normati-
zador, produtor e reprodutor das desigualdades sociais.
Em que pese esse diagnóstico, é possível e necessá-
rio identificar e visibilizar práticas que evidenciam o quan-
to é significativo o trabalho educativo com crianças, jovens,
adultos e idosos em nossas escolas, que a afirmam como
um espaço efetivamente educativo, crítico democrático, que
promove uma cultura de respeito e reconhecimento da di-
versidade sexual como um direito humano fundamental.
CAMINHOS E VEREDAS
Neste texto socializo experiências como educador
atuando com o componente curricular de Filosofia junto aos
educandos das turmas de C30, no último ano do III Ciclo, em
escola da periferia urbana de Porto Alegre.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilai-
re, situa-se na zona leste de Porto Alegre, na Vila Panorama,
parte do bairro Lomba do Pinheiro e próxima à divisa com o
município de Viamão, nas cercanias do Parque Saint Hilaire,
uma área de proteção ambiental com 1.148 hectares, com
flora exuberante, onde se localizam as nascentes dos prin-
cipais arroios da cidade e a Barragem da Lomba do Sabão.
A escola conta atualmente com cerca de 1200 matriculados,
do Jardim B até a Totalidade 6, e 90 professores.
A Região tem oficialmente 62.315 habitantes, com
área de 50,65 km², que representa 10,64% da área do mu-
nicípio (OBSERVAPOA, 2015), conta com 42 vilas e estima-
-se que existam mais de 50 assentamentos irregulares ou
clandestinos. Historicamente teve, depois de um período
inicial marcado pela pecuária, sua vocação marcada pela
produção e abastecimento da cidade com gêneros primá-
rios, como leite e hortifrutigranjeiros. A partir da década
de 1970 surge, com o êxodo rural, a proliferação de vários
loteamentos clandestinos e uma maior ocupação urbana e
as lutas sociais em torno da regularização fundiária e ser-