XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1483
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
A CORDA E A CAÇAMBA: RELAÇÕES
DE GÊNERO E SEXUALIDADES NA
PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS
Marco Mello
1
Palavras-chave
: Direitos Humanos. Ética. Filosofia. Política.
Relações de Gênero. Sexualidade. Temas Geradores.
CONTEXTO
Se há um assunto que tem movimentado corações e
mentes na contemporaneidade, em todos os cantos e re-
cantos de nossas escolas, sobretudo junto aos estudantes
adolescentes dos anos finais do Ensino Fundamental é, sem
dúvida, o da sexualidade e das relações de gênero.
Polêmicas em torno da chamada “Ideologia de gêne-
ro” e de “defesa dos valores da família” estiveram presentes
e foram decisivas na supressão de termos como gênero e
orientação sexual do PME – Plano Municipal de Educação de
Porto Alegre (PMPA, 2015), entre outras cidades e estados,
gerando uma polêmica que ainda reverbera em nosso ima-
ginário e na organização dos trabalhadores em educação
(ATEMPA, 2015) e pesquisadores (LACERDA, 2018).
Efetivamente a sexualidade é um marcador das rela-
ções de poder que tem sido apequenado nas abordagens
no contexto escolar. Ainda vivemos sob o domínio da matriz
corpo/saúde/doença e da heteronormatividade, com abor-
dagens periféricas e superficiais, muitas vezes sob a presença
eventual de mediadores externos às escolas, como técnicos
de saúde e palestrantes ocasionais. Tal constatação reflete
o quanto ainda a educação escolar ainda precisa avançar,
1
Professor de Filosofia (III Ciclo) e Coordenador Pedagógico EJA na EMEF
Saint Hilaire. Licenciado em História/UFPEL, Especialista em História/
UFRGS e Projetos Sociais e Culturais/UFRGS. Mestre em Educação na área
de políticas educacionais e curriculares pelo Programa de Pós-Graduação
em Educação/UFRGS.
marcoantoniomello@terra.com.br