XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1485
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
viços de infraestrutura. (FREIRE, 2000; ROSA, 2013; MELLO,
2016). A Lomba do Pinheiro é também reconhecida publi-
camente por sua organização comunitária e popular, com
destaque para a atuação do Conselho Popular da Lomba,
que congrega e articula as lutas de dezenas de entidades
da região.
PESQUISA SÓCIO ANTROPOLÓGICA E TEMAS
GERADORES
A EMEF Saint Hilaire retomou a partir de meados de
2015, um dos ideários que marcou a presença da organiza-
ção curricular por Ciclos de Formação, o planejamento te-
mático a partir de uma pesquisa de realidade coletiva.
Tal processo envolveu formações internas preparató-
rias e de capacitação, a criação de uma comissão organiza-
dora, com representantes de todos os segmentos da comu-
nidade escolar, o planejamento coletivo e participativo e a
viabilização de diversas estratégias de investigação viabiliza-
das no início do ano letivo de 2016: Realização das Entrevis-
tas com Famílias, aplicação de Questionários para Alunos de
turmas de B30 a C30, entrevistas através de Grupos Focais
com corte geracional e etário com Alunos da EJA, Entrevis-
tas com técnicos de serviços da região Saúde/Assistência/
Segurança, Roda de debate com lideranças comunitárias
(Conselho Popular da Lomba do Pinheiro, Horta Comuni-
tária, Associação de Moradores da Vila Panorama, Conse-
lho Tutelar, ONG CPCA - Centro de Promoção da Criança e
do Adolescente, ativista e ex-diretora da escola) e Pesquisa
Documental (indicadores sociais, serviços públicos e movi-
mentos sociais).
Os dados coletados foram socializados, tabulados e
analisados em formações internas, em um extraordinário
processo de (re) conhecimento das realidades locais, práti-
cas sociais e representações de estudantes, familiares, ope-
radores públicos e lideranças comunitárias. A sistematização
coletiva chegou até a seleção das falas e situações mais sig-
nificativas da pesquisa sócio antropológica.