XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
PARA ALÉM DA EDUCAÇÃO: OS ESTUDOS
DE PAULO FREIRE NA ADMINISTRAÇÃO
Carlos Eduardo Poerschke Voltz
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INTRODUÇÃO
O objetivo desse texto é contribuir para o registro da
presença de Paulo Freire, um autor brasileiro estudioso e
praticante da educação popular no contexto latino-america-
no, em trabalhos que avançam para além das fronteiras da
área da educação. A reflexão da importância teórica desse
autor para a análise da realidade social dos países coloniza-
dos, entre os quais o Brasil faz parte, pode estimular o uso
de suas teorias em diversos campos do meio acadêmico,
como no da História, da Sociologia, da Ciência Política, da
Filosofia, da Comunicação, da Psicologia e da Administra-
ção. Isso porque Paulo Freire aborda em todos os seus tra-
balhos o homem e suas relações no e com o mundo.
Desde o início de sua caminhada, Freire ressaltou a im-
portância do dialogo nas relações entre os seres humanos.
Para Feire (1987), é diferente falar para alguém de falar com
alguém. Mas o conceito de dialogicidade vai além da ação
comunicativa entre as pessoas, porque faz parte da própria
natureza histórica dos seres humanos. O diálogo não é a
simples comunicação, mas é o momento em que os seres
humanos se encontram para problematizar a própria vida.
Refletindo juntos sobre o que sabem e o que não sabem, os
homens podem, a seguir, atuar criticamente para transfor-
mar a realidade.
Para ser um agente transformador é preciso que o ho-
mem seja capaz de ter consciência da realidade e agir sobre
ela. Que seja sujeito histórico, que vá além do estar no mun-
do como os animais (incapazes de objetivar-se e ao mundo),
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Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Admi-
nistração,
carlospvoltz@hotmail.com