Table of Contents Table of Contents
Previous Page  192 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 192 / 2428 Next Page
Page Background

192

EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

gia do colonizador e a pedagogia do oprimido” (GADOTTI,

1989, p. 67).

O educador trouxe como pedagogia do colonizador,

a pedagogia burguesa: tradicional e bancária, na qual o mé-

todo de ensino-aprendizagem ocorria por meio da memori-

zação e dá imposição de conteúdos aos alunos. Enquanto, a

pedagogia do oprimido seria o método pelo qual as classes

operárias se conscientizariam de sua condição de alienação

por meio de uma pedagogia problematizadora, que contex-

tualiza o educando e considera seus saberes, propiciando

um ambiente de reflexão crítica da sua realidade ao desen-

volver com o educando conhecimentos que contribuíam

para sua libertação.

Freire na Pedagogia do Oprimido afirma a educação

problematizadora como a alavanca para uma transformação

na sociedade atual, exaurindo da realidade o individualismo,

onde uma minoria vive da mais valia do trabalho dos traba-

lhadores, passando a ser uma sociedade solidária e coletiva,

em que todos tenham acesso igualitário a tudo, primordial-

mente a educação.

Por conseguinte, nessa obra, o autor discute sobre a

importância do papel político do educador, o qual necessi-

ta ter um posicionamento frente as condições sociais, bem

como necessita ter um posicionamento diretivo frente ao

processo de ensino-aprendizagem que media, no qual não

precisa se colocar na posição de dirigir os estudos, desve-

lando junto do educando a realidade por meio da dialogi-

cidade, assim tornando a educação um processo em que

educadores e educandos sejam sujeitos de seu processo

histórico.

Freire acredita que é por meio da práxis (ação-refle-

xão-ação), então, que esses ideais terão a possibilidade de

se concretizarem, pois só agindo, refletindo e agindo sobre

nossos atos é que será possível desenvolver uma consciên-

cia libertadora, e consequentemente a transformação social.

Ainda nessa obra [Pedagogia do Oprimido] Paulo Frei-

re caracteriza duas concepções de educação: a bancária e a