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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
gia do colonizador e a pedagogia do oprimido” (GADOTTI,
1989, p. 67).
O educador trouxe como pedagogia do colonizador,
a pedagogia burguesa: tradicional e bancária, na qual o mé-
todo de ensino-aprendizagem ocorria por meio da memori-
zação e dá imposição de conteúdos aos alunos. Enquanto, a
pedagogia do oprimido seria o método pelo qual as classes
operárias se conscientizariam de sua condição de alienação
por meio de uma pedagogia problematizadora, que contex-
tualiza o educando e considera seus saberes, propiciando
um ambiente de reflexão crítica da sua realidade ao desen-
volver com o educando conhecimentos que contribuíam
para sua libertação.
Freire na Pedagogia do Oprimido afirma a educação
problematizadora como a alavanca para uma transformação
na sociedade atual, exaurindo da realidade o individualismo,
onde uma minoria vive da mais valia do trabalho dos traba-
lhadores, passando a ser uma sociedade solidária e coletiva,
em que todos tenham acesso igualitário a tudo, primordial-
mente a educação.
Por conseguinte, nessa obra, o autor discute sobre a
importância do papel político do educador, o qual necessi-
ta ter um posicionamento frente as condições sociais, bem
como necessita ter um posicionamento diretivo frente ao
processo de ensino-aprendizagem que media, no qual não
precisa se colocar na posição de dirigir os estudos, desve-
lando junto do educando a realidade por meio da dialogi-
cidade, assim tornando a educação um processo em que
educadores e educandos sejam sujeitos de seu processo
histórico.
Freire acredita que é por meio da práxis (ação-refle-
xão-ação), então, que esses ideais terão a possibilidade de
se concretizarem, pois só agindo, refletindo e agindo sobre
nossos atos é que será possível desenvolver uma consciên-
cia libertadora, e consequentemente a transformação social.
Ainda nessa obra [Pedagogia do Oprimido] Paulo Frei-
re caracteriza duas concepções de educação: a bancária e a