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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

após muitos anos de dedicação à Educação Popular, que o

valoroso educador Freire faleceu decorrente de um ataque

cardíaco.

METODOLOGIA: POR UM MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO

FREIRIANO

Organizamos esse artigo perseguindo o método

de alfabetização freiriano, além de apresentar a trajetória

pessoal e profissional de Paulo Freire. Pois, segundo Freire

(1996) não existe educação neutra ou se está a favor ou con-

tra alguém, assim é nessa perspectiva que apresentaremos

a concepção problematizadora de educação desenvolvida

por Freire, dialogando, ponderando e refletindo sobre suas

implicações na educação no Brasil .

Compreendemos, para tanto, que o método de alfa-

betização freiriano se baseia no princípio educador-educan-

do (FREIRE, 1970), isso é, os educadores necessitam se co-

locar também enquanto educandos no processo de ensino-

-aprendizagem (VYGOTSKY, 1993), concebendo que não são

detentores da totalidade dos saberes necessários para os

processos que se desenvolvem no ambiente educativo, uma

vez que considera os educandos, também, como indivíduos

ativos nesse processo, os quais detêm saberes provenientes

de suas vivências.

O educador organizou seu método da seguinte forma:

primeiramente fazia uma investigação no local onde, viviam

os futuros alfabetizados, partindo das palavras geradoras,

como a palavra tijolo, por exemplo. Por conseguinte, é feita a

tematização, na qual as palavras geradoras são codificadas e

decodificadas de forma que o educador compreenda o sig-

nificado da palavra na vida cotidiana dos educandos. Então,

usando tal palavra começam as decomposições fonéticas,

dando subsídio para as leituras e as escritas dos educandos.

Em seguida, acontece a etapa de problematização,

na qual o educador conduz os educandos a pensar critica-

mente sobre o tema gerador, propondo uma reflexão crítica,

engajada politicamente, acerca do que realmente implica-