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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
após muitos anos de dedicação à Educação Popular, que o
valoroso educador Freire faleceu decorrente de um ataque
cardíaco.
METODOLOGIA: POR UM MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO
FREIRIANO
Organizamos esse artigo perseguindo o método
de alfabetização freiriano, além de apresentar a trajetória
pessoal e profissional de Paulo Freire. Pois, segundo Freire
(1996) não existe educação neutra ou se está a favor ou con-
tra alguém, assim é nessa perspectiva que apresentaremos
a concepção problematizadora de educação desenvolvida
por Freire, dialogando, ponderando e refletindo sobre suas
implicações na educação no Brasil .
Compreendemos, para tanto, que o método de alfa-
betização freiriano se baseia no princípio educador-educan-
do (FREIRE, 1970), isso é, os educadores necessitam se co-
locar também enquanto educandos no processo de ensino-
-aprendizagem (VYGOTSKY, 1993), concebendo que não são
detentores da totalidade dos saberes necessários para os
processos que se desenvolvem no ambiente educativo, uma
vez que considera os educandos, também, como indivíduos
ativos nesse processo, os quais detêm saberes provenientes
de suas vivências.
O educador organizou seu método da seguinte forma:
primeiramente fazia uma investigação no local onde, viviam
os futuros alfabetizados, partindo das palavras geradoras,
como a palavra tijolo, por exemplo. Por conseguinte, é feita a
tematização, na qual as palavras geradoras são codificadas e
decodificadas de forma que o educador compreenda o sig-
nificado da palavra na vida cotidiana dos educandos. Então,
usando tal palavra começam as decomposições fonéticas,
dando subsídio para as leituras e as escritas dos educandos.
Em seguida, acontece a etapa de problematização,
na qual o educador conduz os educandos a pensar critica-
mente sobre o tema gerador, propondo uma reflexão crítica,
engajada politicamente, acerca do que realmente implica-