XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
185
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
O LEGADO FREIRIANO: UMA VIDA
E OBRA NA, COM E PELA EDUCAÇÃO
Darlene Cabrera
1
Eliane Lima Piske
2
Luiz Fernando Minasi
3
RESUMO:
Discorrer sobre e com a educação a partir das
contribuições de Freire é uma grande responsabilidade.
Para tanto, assumimos um compromisso dialógico, reflexivo
e pautado na incumbência coletiva, já que os objetivos do
artigo são compreender e destacar a influência do legado
de Paulo Freire na, com e pela a educação, sendo realizada
por meio de uma revisão bibliográfica. Consensuamos com
a revisão que a educação precisa e deve ser compartilhada
entre e com o povo que precisa e deve assumir sua palavra
no e com o mundo, sendo os quefazeres que fortificam e
entrelaçam seus próprios conhecimentos pela apropriação
de novas atuações com e pela educação.
Palavras-chave:
Legado freiriano. Educação. Educador bra-
sileiro. Biografia.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa destacar a influência de Pau-
lo Freire, não apenas no Brasil, mas no e com o mundo, já
que seu legado ultrapassa as fronteiras territoriais e políticas
1
Pedagoga; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação
Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG); Bolsis-
ta CAPES; e-mail:
darlenescabrera@gmail.com2
Pedagoga; Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação
Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG); Bol-
sista CAPES; colaboradora do Centro de Referência em Apoio às Famílias
(CRAF/FURG); e-mail:
e.nanny@hotmail.com3
Pedagogo e licenciado em matemática; Professor Dr. vinculado ao Progra-
ma de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal
do Rio Grande (PPGEA/FURG); e-mail:
lfminasi@gmail.com