XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
ao Brasil, retomando suas funções de escritor e propulsor de
teorias libertadoras da educação, assumindo cargos nas uni-
versidades e se tornando Secretário Municipal da Educação
em São Paulo, de 1989 a 1991 (ARANHA, 2000).
RESULTADOS ALCANÇADOS: OS RESULTADOS
DESENVOLVIDOS EM UMA VIDA REFLETIDOS EM OBRA
E EM LEGADO PARA O MUNDO
Apresentamos nossas considerações alicerçadas pelo
e com as contribuições de Paulo Freire durante o período
em que viveu exilado. Porquanto, foi nesse momento que
Freire escreveu duas de suas principais obras, as quais foram
traduzidas para vários idiomas, além de serem conhecidas e
fazerem parte do repertório cultural e acadêmico de diver-
sas partes do mundo, destacamos aqui as obras: Educação
como Prática da Liberdade (FREIRE, 1967) e Pedagogia do
Oprimido (FREIRE, 1970).
Na obra Educação como Prática de Liberdade o edu-
cador discute como tema central a conscientização dos ho-
mens da classe dos trabalhadores como processo de sua
libertação e a importância da educação no desenvolvimento
de uma consciência coletiva para que haja transformação
radical da atual sociedade. Haja vista que, a realidade emi-
nente em que classe trabalhadora se encontra é dominada
pela ideologia de uma minoria elitizada, a qual coisifica a
classe trabalhadora, desapropriando da condição de sujei-
tos de seu processo histórico por meio da exploração de sua
força de seu trabalho.
Nessa obra Freire, também, apresentou seu método
de alfabetização, fruto de uma experiência de mais de 15
anos, no campo da educação de adultos, em áreas proletá-
rias e subproletárias, urbanas e rurais. Já na segunda obra,
escrita durante o exílio no Chile –Pedagogia do Oprimido,
considerada a principal obra do autor – foi o resultado de
cinco anos de práticas educacionais enquanto exilado polí-
tico. Segundo Gadotti “está obra completaria suas concep-
ções pedagógicas acerca das diferenças entre a pedago-