Table of Contents Table of Contents
Previous Page  191 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 191 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

191

EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

ao Brasil, retomando suas funções de escritor e propulsor de

teorias libertadoras da educação, assumindo cargos nas uni-

versidades e se tornando Secretário Municipal da Educação

em São Paulo, de 1989 a 1991 (ARANHA, 2000).

RESULTADOS ALCANÇADOS: OS RESULTADOS

DESENVOLVIDOS EM UMA VIDA REFLETIDOS EM OBRA

E EM LEGADO PARA O MUNDO

Apresentamos nossas considerações alicerçadas pelo

e com as contribuições de Paulo Freire durante o período

em que viveu exilado. Porquanto, foi nesse momento que

Freire escreveu duas de suas principais obras, as quais foram

traduzidas para vários idiomas, além de serem conhecidas e

fazerem parte do repertório cultural e acadêmico de diver-

sas partes do mundo, destacamos aqui as obras: Educação

como Prática da Liberdade (FREIRE, 1967) e Pedagogia do

Oprimido (FREIRE, 1970).

Na obra Educação como Prática de Liberdade o edu-

cador discute como tema central a conscientização dos ho-

mens da classe dos trabalhadores como processo de sua

libertação e a importância da educação no desenvolvimento

de uma consciência coletiva para que haja transformação

radical da atual sociedade. Haja vista que, a realidade emi-

nente em que classe trabalhadora se encontra é dominada

pela ideologia de uma minoria elitizada, a qual coisifica a

classe trabalhadora, desapropriando da condição de sujei-

tos de seu processo histórico por meio da exploração de sua

força de seu trabalho.

Nessa obra Freire, também, apresentou seu método

de alfabetização, fruto de uma experiência de mais de 15

anos, no campo da educação de adultos, em áreas proletá-

rias e subproletárias, urbanas e rurais. Já na segunda obra,

escrita durante o exílio no Chile –Pedagogia do Oprimido,

considerada a principal obra do autor – foi o resultado de

cinco anos de práticas educacionais enquanto exilado polí-

tico. Segundo Gadotti “está obra completaria suas concep-

ções pedagógicas acerca das diferenças entre a pedago-