Table of Contents Table of Contents
Previous Page  186 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 186 / 2428 Next Page
Page Background

186

EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

da educação. Dessa forma, organizamos a escrita em mo-

mentos conexos já que discorrer sobre os apontamentos, a

identidade e o acervo freiriano é estar encharcadas da prá-

xis, isto é, na ação-reflexão-ação. Sendo assim, no primeiro

momento apresentamos parte da biografia de Freire e sua

origem, além da trajetória pessoal e profissional, pois, seria

impossível dialogar com o pensamento desse educador sem

trazer sua influência na, com e pela educação, pois Paulo

Freire nos apresenta uma educação que transcende os mu-

ros escolares indo além do ensino formal institucionalizado.

No decorrer apresentamos o método de Paulo Freire

que tanto contribuiu para uma educação libertadora e aci-

ma de tudo política e dialógica. Por conseguinte, discutimos

acerca do período em que ele esteve exilado e sua contri-

buição para vários países do mundo, período no qual o edu-

cador escreveu suas duas obras de maior impacto mundial.

Por fim, dialogamos sobre os resultados alcançados pela

concepção problematizadora da e na educação.

OBJETIVO

Compreender e destacar a influência do legado de

Paulo Freire na, com e pela a educação, por meio da revisão

bibliográfica da vida e da obra desse educador brasileiro.

REFERENCIAL TEÓRICO: O PENSAMENTO E A BREVE

BIOGRAFIA DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE

O educador Paulo Reglus Neves Freire, nasceu em 19

de setembro de 1921, em Recife, era filho de um sargento

do exército e de uma dona de casa. Aprendeu a ler com os

pais e sua alfabetização partiu de suas próprias palavras, in-

fluência essa que posteriormente, marcaria sua prática (GA-

DOTTI, 1989).

Paulo Freire só ingressou no ginásio, atualmente 5ª

ano do Ensino Fundamental, com 16 anos, devido às difíceis

condições econômicas que assolava e se fazia presente no

meio familiar. Ademais, se faz necessário mencionarmos que