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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
da educação. Dessa forma, organizamos a escrita em mo-
mentos conexos já que discorrer sobre os apontamentos, a
identidade e o acervo freiriano é estar encharcadas da prá-
xis, isto é, na ação-reflexão-ação. Sendo assim, no primeiro
momento apresentamos parte da biografia de Freire e sua
origem, além da trajetória pessoal e profissional, pois, seria
impossível dialogar com o pensamento desse educador sem
trazer sua influência na, com e pela educação, pois Paulo
Freire nos apresenta uma educação que transcende os mu-
ros escolares indo além do ensino formal institucionalizado.
No decorrer apresentamos o método de Paulo Freire
que tanto contribuiu para uma educação libertadora e aci-
ma de tudo política e dialógica. Por conseguinte, discutimos
acerca do período em que ele esteve exilado e sua contri-
buição para vários países do mundo, período no qual o edu-
cador escreveu suas duas obras de maior impacto mundial.
Por fim, dialogamos sobre os resultados alcançados pela
concepção problematizadora da e na educação.
OBJETIVO
Compreender e destacar a influência do legado de
Paulo Freire na, com e pela a educação, por meio da revisão
bibliográfica da vida e da obra desse educador brasileiro.
REFERENCIAL TEÓRICO: O PENSAMENTO E A BREVE
BIOGRAFIA DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE
O educador Paulo Reglus Neves Freire, nasceu em 19
de setembro de 1921, em Recife, era filho de um sargento
do exército e de uma dona de casa. Aprendeu a ler com os
pais e sua alfabetização partiu de suas próprias palavras, in-
fluência essa que posteriormente, marcaria sua prática (GA-
DOTTI, 1989).
Paulo Freire só ingressou no ginásio, atualmente 5ª
ano do Ensino Fundamental, com 16 anos, devido às difíceis
condições econômicas que assolava e se fazia presente no
meio familiar. Ademais, se faz necessário mencionarmos que