182
EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
áreas, pois não basta ter o conhecimento teórico sobre essa
cultura, e sim, experiência com trabalhos nessas comunida-
des, tendo como prioridade em sua atuação o respeito pela
cultura local.
No entanto, a educação quilombola tem especificida-
des tais como: seus valores sociais, culturais, históricos e eco-
nômicos e, portanto, a sua escola deve considerar estes fatores
para elaboração de seus currículos, projeto político-pedagógi-
co, espaços, tempos, calendários e formação continuada dos
professores. Por isso a importância do Estado colaborar com
políticas que garanta essas especificidades e a continuidade de
manter escolas nas comunidades quilombolas.
CONCLUSÕES QUILOMBOLAS
Ante ao exposto, percebe- se que a efetivação dos
direitos dos quilombolas mesmo que constitucionalmen-
te garantidos ainda não é o bastante, pois, as leis que re-
gem esses direitos ainda não possuem total eficácia, para
que os quilombolas possam usufruir de seus direitos. E
mesmo após o surgimento da Lei nº 10.639/2003, a edu-
cação nessas comunidades ainda é precária em relação
a cultura e resgate da memória deste povo, pois, não há
aplicação da mesma nas escolas e hoje mesmo tendo pro-
fissionais oriundos dessas comunidades, estes não são in-
seridos nas escolas para trabalhar com mais propriedade
a cultura quilombola.
Com relação aos territórios, percebe- se que há uma
deficiência por parte do Poder Público em reconhecer e
dar subsídios para permanência destes em seus locais de
origem. A terra é essencial tanto para a manutenção da
cultura e também para o sustento das famílias. Não se trata
apenas de regularização fundiária, vai além, pois trata- se
de poder exercer sua cidadania plena e manter sua identi-
dade e pertencimento.
A medicina tradicional também é muito forte nessas
comunidades, através de remédios caseiros e benzeduras
que é transmitido de geração para geração, mas sabe que