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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

áreas, pois não basta ter o conhecimento teórico sobre essa

cultura, e sim, experiência com trabalhos nessas comunida-

des, tendo como prioridade em sua atuação o respeito pela

cultura local.

No entanto, a educação quilombola tem especificida-

des tais como: seus valores sociais, culturais, históricos e eco-

nômicos e, portanto, a sua escola deve considerar estes fatores

para elaboração de seus currículos, projeto político-pedagógi-

co, espaços, tempos, calendários e formação continuada dos

professores. Por isso a importância do Estado colaborar com

políticas que garanta essas especificidades e a continuidade de

manter escolas nas comunidades quilombolas.

CONCLUSÕES QUILOMBOLAS

Ante ao exposto, percebe- se que a efetivação dos

direitos dos quilombolas mesmo que constitucionalmen-

te garantidos ainda não é o bastante, pois, as leis que re-

gem esses direitos ainda não possuem total eficácia, para

que os quilombolas possam usufruir de seus direitos. E

mesmo após o surgimento da Lei nº 10.639/2003, a edu-

cação nessas comunidades ainda é precária em relação

a cultura e resgate da memória deste povo, pois, não há

aplicação da mesma nas escolas e hoje mesmo tendo pro-

fissionais oriundos dessas comunidades, estes não são in-

seridos nas escolas para trabalhar com mais propriedade

a cultura quilombola.

Com relação aos territórios, percebe- se que há uma

deficiência por parte do Poder Público em reconhecer e

dar subsídios para permanência destes em seus locais de

origem. A terra é essencial tanto para a manutenção da

cultura e também para o sustento das famílias. Não se trata

apenas de regularização fundiária, vai além, pois trata- se

de poder exercer sua cidadania plena e manter sua identi-

dade e pertencimento.

A medicina tradicional também é muito forte nessas

comunidades, através de remédios caseiros e benzeduras

que é transmitido de geração para geração, mas sabe que