XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
183
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
que a medicina também é importante, fazendo- se neces-
sário que o Estado crie políticas públicas que atendam as
comunidades quilombolas dentro de suas especificidades,
criando programas que alertem sobre doenças que são pre-
dominantes há esses povos.
No entanto, verifica- se é necessário ampliar a discus-
são sobre saúde nessas comunidades, há uma precarização
da saúde e de acesso da mesma nas comunidades, pois,
muitas não possuem postos de saúde, atendimento quali-
ficado, levando esses povos a buscar a cura para algumas
doenças ou males no seu conhecimento transmitido sobre
medicina tradicional, que muitas vezes é considerada inefi-
caz por pesquisadores da medicina ocidental.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da educação conselho nacional de educa-
ção câmara de educação básica resolução nº 8, de 20
de novembro de 2012.
Define Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na
Educação Básica.
Disponível em:
<http://www.seppir. gov.br/portal-antigo/arquivos-pdf/diretrizes-curricu lares>. Acesso em 05 mar. 2018.
BRASIL. Constituição Federal (1988).
Ato das disposições
constitucionais transitórias
. São Paulo: Imprensa
Oficial, 1999.
BRASIL.
Presidência da república Casa Civil Subchefia para
assuntos jurídicos Lei nº 12. 288, de 20 de julho de
2010
. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as
leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1985, 9.029, de 13 de
abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985 e 10.778,
de 24 de novembro de 2003. Disponível em:
<http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/ lei/l12288.htm>. Acesso em 06 de mar. 2018.
BRASIL. Constituição Federal (1988).
Ato das disposições
constitucionais transitórias
. São Paulo: Imprensa
Oficial, 1999.