XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
181
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
trazer à tona a formação da comunidade dos quilombos,
promovendo a integração entre as culturas.
É na educação que as influências no modo de agir,
pensar e ser consigo mesmo tendem a combater o racismo,
por isso a importância de trabalhar o respeito e a diversida-
de na sala de aula. Construindo referências de pertencimen-
tos, onde se busca considerar na nação brasileira culturas e
histórias próprias.
Por isso, a Lei 10.639/2003 vem com o propósito de
que as mudanças na educação possam ir muito além de
simples reformulações do currículo e dos conteúdos for-
mais, as escolas devem criar metodologias que inovadoras
que possam preparar os jovens para o mercado de trabalho
ou vestibulares, que estejam preparados para os desafios da
sociedade onde vivem.
A Resolução nº 4 em 13 de julho de 2010 institucio-
naliza a Educação Escolar Quilombola como modalidade de
educação, cuja definição, se encontra em seu artigo. 41 que
menciona ser “A Educação Escolar Quilombola desenvolvida
em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura,
requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade
étnico-cultural de cada comunidade e formação específica
de seu quadro docente, observados os princípios constitu-
cionais, a base nacional comum e os princípios que orientam
a Educação Básica brasileira.” E, em seu parágrafo único en-
fatiza que em sua estruturação e no seu funcionamento ser
reconhecida e valorizadas a diversidade cultural (Seção VII,
Resolução nº 4, CEB/CNE, 2010).
Com as Diretrizes Curriculares para a Educação Qui-
lombola -Resolução de nº 08 do MEC de 20 de novembro de
2012, que estabelece os fundamentos da educação quilom-
bola, a saber: memória coletiva, língua reminiscente , marcos
civilizatórios, práticas culturais, tecnologias e formas de pro-
dução do trabalho, acervos e repertórios orais, festejos ,usos
e tradições e demais elementos que formam o patrimônio
cultural, bem como a territorialidade, é que se começou a
pensar na formação dos profissionais que iriam atuar nessas