XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
va na sociedade o tema gerador. Corroborando com esse
processo de ensino-aprendizagem, Paulo Freire nos afirma
que para a alfabetização de adultos não ser memorizada e
mecanizada é necessário proporcionar-lhes ambientes de
reflexão, possivelmente geradores de algum nível de cons-
ciência, para que então possam se alfabetizar criticamente
(FREIRE, 1970).
Adepto da autogestão pedagógica, na qual o profes-
sor é um mediador do processo de alfabetização dos edu-
candos, abandonando o autoritarismo que costumava acon-
tecer nas salas de aula, Paulo Freire busca problematizar as
situações atuais, enfocando o contexto histórico e social do
grupo, dando preferência para os textos redigidos pelos alu-
nos. Assim, o método tem como finalidade fazer com que o
homem iletrado descubra que é
fazedor de cultura
(FREIRE,
2006) e não alguém incapaz. Freire, também, almeja refletir
com os educandos sobre a dicotomia entre a teoria e a prá-
tica, pois as mulheres e os homens precisam se compreen-
der como sujeitos da história ao descobrir que sua prática
pode e interfere na realidade enquanto totalidade.
A VIDA EXILADO: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO
INTERNACIONAL E NACIONAL
Refletimos e analisamos perpassando os momentos
biográficos e do pensamento de Paulo Freire, já citados an-
teriormente, chegando até o momento em que o educador
foi exílado. Compreendemos que Freire já previa a possibili-
dade de ser preso, devido ao trabalho que vinha realizando
no MCP, dessa forma sua prisão ocorreu logo após o golpe
militar, em 16 de junho de 1964, perdurando em cárcere
pelo período de 70 dias. Foi somente após a sua soltura que
o educador percebeu que seria muito arriscado permanecer
no país, optando pelo exílio, que duraram longos 15 anos.
Freire foi acolhido, inicialmente, apenas pela embaixa-
da da Bolívia, logo após 20 dias de sua ida à cidade de La Paz
ocorreu no país um golpe de Estado, tornando sua presença
inviável no lugar naquele momento. Mediante a essa situa-