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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

va na sociedade o tema gerador. Corroborando com esse

processo de ensino-aprendizagem, Paulo Freire nos afirma

que para a alfabetização de adultos não ser memorizada e

mecanizada é necessário proporcionar-lhes ambientes de

reflexão, possivelmente geradores de algum nível de cons-

ciência, para que então possam se alfabetizar criticamente

(FREIRE, 1970).

Adepto da autogestão pedagógica, na qual o profes-

sor é um mediador do processo de alfabetização dos edu-

candos, abandonando o autoritarismo que costumava acon-

tecer nas salas de aula, Paulo Freire busca problematizar as

situações atuais, enfocando o contexto histórico e social do

grupo, dando preferência para os textos redigidos pelos alu-

nos. Assim, o método tem como finalidade fazer com que o

homem iletrado descubra que é

fazedor de cultura

(FREIRE,

2006) e não alguém incapaz. Freire, também, almeja refletir

com os educandos sobre a dicotomia entre a teoria e a prá-

tica, pois as mulheres e os homens precisam se compreen-

der como sujeitos da história ao descobrir que sua prática

pode e interfere na realidade enquanto totalidade.

A VIDA EXILADO: CONTRIBUIÇÕES A EDUCAÇÃO

INTERNACIONAL E NACIONAL

Refletimos e analisamos perpassando os momentos

biográficos e do pensamento de Paulo Freire, já citados an-

teriormente, chegando até o momento em que o educador

foi exílado. Compreendemos que Freire já previa a possibili-

dade de ser preso, devido ao trabalho que vinha realizando

no MCP, dessa forma sua prisão ocorreu logo após o golpe

militar, em 16 de junho de 1964, perdurando em cárcere

pelo período de 70 dias. Foi somente após a sua soltura que

o educador percebeu que seria muito arriscado permanecer

no país, optando pelo exílio, que duraram longos 15 anos.

Freire foi acolhido, inicialmente, apenas pela embaixa-

da da Bolívia, logo após 20 dias de sua ida à cidade de La Paz

ocorreu no país um golpe de Estado, tornando sua presença

inviável no lugar naquele momento. Mediante a essa situa-