Table of Contents Table of Contents
Previous Page  194 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 194 / 2428 Next Page
Page Background

194

EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

capacidade política, o espírito investigador e a criatividade.

Consideramos que método freiriano era aplicado,

principalmente, na alfabetização de adultos e baseado na

realidade de cada região. Contudo, tanto seu método de al-

fabetização de jovens e adultos como seu legado em obras

é tenazmente referenciado nos cursos brasileiros de forma-

ção de professores.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria Lúcia.

História da Educação.

São Paulo:

Vozes, 2000.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do Oprimido

. 17 ed. São Paulo:

Paz e Terra, 1970.

_____________

Pedagogia da Autonomia

. São Paulo: Paz e

Terra, 1996.

_____________

A importância do ato de ler.

48 ed. São Paulo:

Cortez, 2006.

_____________

Educação como prática da Liberdade.

São

Paulo: Paz e Terra, 1967.

GADOTTI, Moacir.

Convites à Leitura de Paulo Freire

. São

Paulo: Scipione, 1989.

VYGOTSKY, Lev.

Pensamento e linguagem.

São Paulo: Mar-

tins Fonseca, 1993.