194
EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
capacidade política, o espírito investigador e a criatividade.
Consideramos que método freiriano era aplicado,
principalmente, na alfabetização de adultos e baseado na
realidade de cada região. Contudo, tanto seu método de al-
fabetização de jovens e adultos como seu legado em obras
é tenazmente referenciado nos cursos brasileiros de forma-
ção de professores.
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria Lúcia.
História da Educação.
São Paulo:
Vozes, 2000.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do Oprimido
. 17 ed. São Paulo:
Paz e Terra, 1970.
_____________
Pedagogia da Autonomia
. São Paulo: Paz e
Terra, 1996.
_____________
A importância do ato de ler.
48 ed. São Paulo:
Cortez, 2006.
_____________
Educação como prática da Liberdade.
São
Paulo: Paz e Terra, 1967.
GADOTTI, Moacir.
Convites à Leitura de Paulo Freire
. São
Paulo: Scipione, 1989.
VYGOTSKY, Lev.
Pensamento e linguagem.
São Paulo: Mar-
tins Fonseca, 1993.