XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
um pouco de liberdade,
transformando-a em fe-
tiche, em objeto a ser consumido. Ele nunca
busca a liberdade propriamente dita, já que
esta, para ser alcançada, deve negar a sub-
missão do homem às estruturas e alimentar a
capacidade de mudança coletiva dos sujeitos
(PAES DE PAULA; MARANHÃO, 2009, p. 475),
A pedagogia freireana, contudo, possibilitaria o diálo-
go entre os sujeitos, o posicionamento crítico e o surgimen-
to de novas práticas organizativas emancipatórias.
Moraes, Flores e Misoczky (2010, p.73) fizeram uma
aproximação entre Ernst Bloch, Antonio Gramsci e Paulo
Freire, autores cujas obras “estão marcadas pela materiali-
dade e pela dialética nos processos subjetivos e sociais, bem
como pela necessidade de conscientização do ser humano
para que este, de objeto, torne-se sujeito da história”. Afir-
maram que “Freire pode ser considerado um herdeiro de
Bloch, quando assume a possibilidade da transformação do
sonho em realização, e de Gramsci, quando trata da inse-
parabilidade entre atividade física e intelectual” (MORAES;
FLORES; MISOCZKY, 2010, p.73).
No mesmo texto, foi destacada a teoria de Paulo Freire
como arcabouço teórico para a análise da prática da organi-
zação das lutas sociais na América Latina. Porque enquanto
a teoria da ação antidialógica está expressa nas burocracias
e há muito tempo possui seus teóricos e ideólogos, a teoria
dialógica “expressa o devir de uma organização cujo objeti-
vo é a libertação humana e pressupõe como inseparáveis a
prática organizacional e a aprendizagem” (MISOCZKY; FLO-
RES; MORAES, 2010, P. 70).
Em outro trabalho, Moraes e Misoczky (2010) refle-
tiram sobre o processo de organização dialógica do Movi-
miento de Trabajadores Desocupados de La Matanza (MTD
La Matanza). Levando em consideração que o tema da orga-
nização é central nas reflexões de Paulo Freire sobre cons-
cientização e aprendizagem, as autoras fizeram a apropria-
ção das formulações desse autor para os EOs e passaram a