Table of Contents Table of Contents
Previous Page  204 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 204 / 2428 Next Page
Page Background

204

EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Ensino Fundamental Nova Sociedade, vinculada ao Movi-

mento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Com inspiração

em Weber, foram construídos dois tipos ideiais para nortear

a pesquisa sobre as práticas organizacionais dessas escolas.

Para a construção do tipo ideal de prática organizacional

vertical, foi realizada uma revisão das abordagens contem-

porâneas incluindo “o registro de estudos que mostraram a

atualidade e vigência das formulações weberianas no pen-

samento funcionalista de autores vinculados aos EOs” (MI-

SOCZKY; MORAES, 2011, p. 49). Para contrapor as práticas

organizacionais verticais, foi construído o tipo ideal de prá-

ticas organizacionais horizontais a partir de uma revisão de

autores da tradição marxista, do socialismo libertário e do

socialismo utópico e de algumas experiências de autoges-

tão em empresas recuperadas. Nesse tipo ideal,

as decisões e a execução das decisões são submeti-

das ao coletivo; as relações de poder são expressas

através da participação direta de todos nas deci-

sões e essas são concretizadas por meio de dele-

gação autorizada. Assim, quando uma atividade é

executada por alguns, é o coletivo que a executa

através daqueles que estão autorizados a executá-

-la, é o mandar obedecendo (MISOCZKY; MORAES,

2011, p. 86).

Cada caso foi analisado tendo por referência os tipos

ideais construídos previamente. Na análise, foram mescla-

dos momentos descritivos e analíticos, contextualizados

com a situação do país onde as escolas estavam localizadas.

O trabalho se mostrou fecundo porque levou à reflexão

sobre as relações que se estabelecem com a ins-

titucionalidade no momento em que decidem

formalizar suas atividades de modo a garantir o

trânsito dos educandos no sistema educativo e/

ou para o exercício profissional. Isto porque as três

organizações estudadas buscaram alguma forma

de adequação ao sistema legal de ensino, devido à

necessidade de reconhecimento dos títulos e ativi-

dades realizadas. A primeira consequência foi que

as escolas tiveram que compatibilizar a lógica orga-