204
EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Ensino Fundamental Nova Sociedade, vinculada ao Movi-
mento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Com inspiração
em Weber, foram construídos dois tipos ideiais para nortear
a pesquisa sobre as práticas organizacionais dessas escolas.
Para a construção do tipo ideal de prática organizacional
vertical, foi realizada uma revisão das abordagens contem-
porâneas incluindo “o registro de estudos que mostraram a
atualidade e vigência das formulações weberianas no pen-
samento funcionalista de autores vinculados aos EOs” (MI-
SOCZKY; MORAES, 2011, p. 49). Para contrapor as práticas
organizacionais verticais, foi construído o tipo ideal de prá-
ticas organizacionais horizontais a partir de uma revisão de
autores da tradição marxista, do socialismo libertário e do
socialismo utópico e de algumas experiências de autoges-
tão em empresas recuperadas. Nesse tipo ideal,
as decisões e a execução das decisões são submeti-
das ao coletivo; as relações de poder são expressas
através da participação direta de todos nas deci-
sões e essas são concretizadas por meio de dele-
gação autorizada. Assim, quando uma atividade é
executada por alguns, é o coletivo que a executa
através daqueles que estão autorizados a executá-
-la, é o mandar obedecendo (MISOCZKY; MORAES,
2011, p. 86).
Cada caso foi analisado tendo por referência os tipos
ideais construídos previamente. Na análise, foram mescla-
dos momentos descritivos e analíticos, contextualizados
com a situação do país onde as escolas estavam localizadas.
O trabalho se mostrou fecundo porque levou à reflexão
sobre as relações que se estabelecem com a ins-
titucionalidade no momento em que decidem
formalizar suas atividades de modo a garantir o
trânsito dos educandos no sistema educativo e/
ou para o exercício profissional. Isto porque as três
organizações estudadas buscaram alguma forma
de adequação ao sistema legal de ensino, devido à
necessidade de reconhecimento dos títulos e ativi-
dades realizadas. A primeira consequência foi que
as escolas tiveram que compatibilizar a lógica orga-