XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
nizacional do movimento com a lógica institucional
do sistema formal de ensino (MISOCZKY; MORAES,
2011, p. 177).
RESULTADOS ESPERADOS
Os trabalhos revisados mostraram a existência de
práticas organizacionais produzidas pelos movimentos so-
ciais que foram analisadas a partir da teoria de Paulo Frei-
re por estudiosos da Administração. Também reforçaram a
fecundidade da teoria da ação deialógica de Paulo Freire
como modelo de análise para ações, relações e práticas de
grupos sociais na realidade brasileira e latino-americana.
Isso significa que a teoria freireana é estimulante nos estu-
dos críticos sobre os homens e as formas como organizam
suas vidas.
Os trabalhos também estimulam os pesquisadores e
pesquisadoras a assumirem um posicionamento crítico fren-
te ao objeto de estudo no sentido de desocultar realidades
desumanizantes no contexto latino-americano, marcado
pela relação de opressão existente entre as elites e o povo e
também a opressão que historicamente os países latino-a-
mericanos têm sofrido frente aos países colonizadores con-
siderados desenvolvidos.
Por meio do posicionamento crítico, sugerido nos tra-
balhos de Paulo Freire, os estudantes das diferentes áreas
do conhecimento podem estar comprometidos com a trans-
formação, contribuindo de forma ética por meio de suas
pesquisas com a reflexão dos sujeitos em dois movimentos.
No de denúncia de toda ação, relação, organização e prática
social que viole a dignidade humana e dificulte ou impeça
o homem na sua busca de “ser mais”, de problematizar sua
realidade e agir sobre ela. E no de anúncio de novas ações,
relações, organizações e práticas sociais voltadas para a li-
bertação dos homens e mulheres que historicamente tem
sofrido na pele situações de opressão. Que os homens e as
mulheres possam, por meio dos estudos construídos com
o povo e para o povo, problematizar a realidade, se tornar