XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
ganharam de si e do mundo ao vivenciarem uma experiên-
cia dialógica não se perdeu junto.
No quadro a seguir serão apresentadas as caracterís-
ticas da ação anti-dialógica e da ação dialógica da teoria
freireana, que fundamentaram a análise das práticas organi-
zacionais do MTD La Matanza.
Manipulação
A palavra é a tática e o instru-
mento utilizado para comunicar
enquanto passa a impressão de
diálogo.
São utilizadas táticas de manejo
para anestesiar o pensar autô-
nomo.
Formas assistencialistas são
meio para evitar a (auto)orga-
nização.
É um instrumento que torna as
massas politicamente imaturas.
É estratégia de conquista.
Organização
O objetivo dessa (auto)organização
é a libertação humana.
O testemunho é uma das conota-
ções principais do caráter cultural e
pedagógico da organização.
Organizar não é justapor indivíduos,
é união auto-organizada.
A liderança se constitui na dele-
gação e ao existenciar-se como li-
berdade evita o antagonismo com
aqueles que lhe delegaram alguma
autoridade.
A organização, implicando autorida-
de, não é autoritária e, implicando
liberdade, não é silenciosa.
Invasão cultural
É tática de dominação ao disse-
minar a cultura do êxito e suces-
so pessoal e impedir a organiza-
ção do coletivo.
Inibe a expansão de determina-
do grupo que, invadido, perde
sua originalidade.
Se expressa na formação téc-
nico- científica como parte do
processo de manutenção da in-
vasão cultural.
Através da relação de depen-
dência, impõe o medo de liber-
dade.
Instala uma mudança qualitati-
va de percepção da realidade.
Síntese cultural
A ação cultural dialógica pretende
superar as contradições antagônicas
para a libertação humana.
Nesse tipo de ação cultural não há
invasores, há diálogo, integração,
mesmo entre atores de diferentes
classes.
É o instrumento de superação da
própria cultura alienante.
Em lugar de esquemas prescritos, os
sujeitos organizados criam juntos as
pautas para sua ação e, dessa forma,
renascem num novo saber e numa
nova ação.
Toda revolução, se autêntica, é tam-
bém uma revolução cultural.
Fonte:
Adaptado de Moraes e Misoczky (2010).
O trabalho de Moras e Misoczky sobre o MTD La Ma-
tanza teve como foco duas escolas localizadas na Argentina
(Asociación Madres de Plaza de Mayo e o Jardín Crecer Ima-
ginando en Libertad do Movimiento de Trabajadores Deso-
cupados de La Matanza) e uma escola localizada no Brasil ,
especificamente no Rio Grande do Sul (Escola Estadual de