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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

203

EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

ganharam de si e do mundo ao vivenciarem uma experiên-

cia dialógica não se perdeu junto.

No quadro a seguir serão apresentadas as caracterís-

ticas da ação anti-dialógica e da ação dialógica da teoria

freireana, que fundamentaram a análise das práticas organi-

zacionais do MTD La Matanza.

Manipulação

A palavra é a tática e o instru-

mento utilizado para comunicar

enquanto passa a impressão de

diálogo.

São utilizadas táticas de manejo

para anestesiar o pensar autô-

nomo.

Formas assistencialistas são

meio para evitar a (auto)orga-

nização.

É um instrumento que torna as

massas politicamente imaturas.

É estratégia de conquista.

Organização

O objetivo dessa (auto)organização

é a libertação humana.

O testemunho é uma das conota-

ções principais do caráter cultural e

pedagógico da organização.

Organizar não é justapor indivíduos,

é união auto-organizada.

A liderança se constitui na dele-

gação e ao existenciar-se como li-

berdade evita o antagonismo com

aqueles que lhe delegaram alguma

autoridade.

A organização, implicando autorida-

de, não é autoritária e, implicando

liberdade, não é silenciosa.

Invasão cultural

É tática de dominação ao disse-

minar a cultura do êxito e suces-

so pessoal e impedir a organiza-

ção do coletivo.

Inibe a expansão de determina-

do grupo que, invadido, perde

sua originalidade.

Se expressa na formação téc-

nico- científica como parte do

processo de manutenção da in-

vasão cultural.

Através da relação de depen-

dência, impõe o medo de liber-

dade.

Instala uma mudança qualitati-

va de percepção da realidade.

Síntese cultural

A ação cultural dialógica pretende

superar as contradições antagônicas

para a libertação humana.

Nesse tipo de ação cultural não há

invasores, há diálogo, integração,

mesmo entre atores de diferentes

classes.

É o instrumento de superação da

própria cultura alienante.

Em lugar de esquemas prescritos, os

sujeitos organizados criam juntos as

pautas para sua ação e, dessa forma,

renascem num novo saber e numa

nova ação.

Toda revolução, se autêntica, é tam-

bém uma revolução cultural.

Fonte:

Adaptado de Moraes e Misoczky (2010).

O trabalho de Moras e Misoczky sobre o MTD La Ma-

tanza teve como foco duas escolas localizadas na Argentina

(Asociación Madres de Plaza de Mayo e o Jardín Crecer Ima-

ginando en Libertad do Movimiento de Trabajadores Deso-

cupados de La Matanza) e uma escola localizada no Brasil ,

especificamente no Rio Grande do Sul (Escola Estadual de