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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

conscientes de sua situação, se apropriando dela e, com

isso, ser capazes de transformá-la.

O diálogo entre a teoria e a prática, entre o pesqui-

sador ou pesquisadora e o agente ou grupo pesquisado e

a construção articulada de conhecimento, resulta no inte-

lectual orgânico no sentido de não apenas orientar, mas

também construir com os sujeitos na sociedade concreta a

realidade. A teoria de Paulo Freire, que convida o intelectual

a partir de recortes da realidade concreta fundada na ação

e relação dos sujeitos em direção à reflexão comprometida

com a libertação por meio do dialogo mostra-se indispen-

sável na contemporaneidade marcada por desigualdades de

todo o tipo. Sobretudo para avançar na marcha esperançosa

dos homens e mulheres que sabem que mudar é possível.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Pedagogia do oprimido.

17. ed. Rio de Ja-

neiro: Paz e Terra, 1987.

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