XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
PAULO FREIRE E A QUESTÃO DO EXÍLIO
Adilson Cristiano Habowski
1
Elaine Conte
2
Míriam Benites Rios
3
RESUMO:
O estudo discute sobre a vida de Paulo Freire
(1921-1997), que ao manifestar suas posições de direito à
pergunta frente à rigidez das formas de pensar se fadou ao
exílio. Trata-se de analisar, pela via hermenêutica, os con-
textos de aprendizagem de um pensador socialista exilado
por suas posturas consideradas hostis e de implicações ne-
fastas ante aos modelos totalitários da época. No campo
da educação, Freire apontou críticas contundentes contra
a barbárie que prevaleceu sobre a vida coletiva em conjun-
turas ditatoriais, provocando resistência às ideias hegemô-
nicas de governo. Freire abre diante de nós um mundo de
possibilidades epistemológicas, políticas e sociais, frente
ao pensamento de homogeneizar a cultura, possibilitando
a conscientização dos mecanismos aprisionadores da vida
e o reconhecimento dos oprimidos, uma vez que o exílio
implica a ruptura de absolutismos, assim como o questio-
namento da realidade, que precisa ser reconstruída a seu
contrapelo.
Palavras-chave:
Paulo Freire. Exílio. Educação.
1
Mestrando em Educação na Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/
RS. Bolsista CAPES/PROSUC. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq.
E-mail:
adilsonhabowski@hotmail.com2
Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Gradua-
ção em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE e líder do Núcleo
de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq. E-mail:
elaine. conte@unilasalle.edu.br3
Mestranda em Educação na Universidade La Salle – UNILASALLE, Canoas/
RS. Bolsista CAPES/PROSUC. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq.
E-mail:
miriambrios@gmail.com