Table of Contents Table of Contents
Previous Page  157 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 157 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

157

EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

MEMÓRIA DE UMA EDUCAÇÃO

POPULAR: OS

CÍRCULOS DE CULTURA

NA “SEC” E NA SMEC”

Ângela Cristine Schulz

1

Cheron Zanini Moretti

2

Palavras-chave:

Educação Popular; Círculos de Cultura; Me-

mórias; Paulo Freire.

Os anos de 1960 são marcados pela eclosão de diver-

sos movimentos sociais e, dentre estes, os

círculos de cultura

que são o símbolo mais adequado à lembrança das expe-

riências de cultura e educação popular realizados no Brasil

e na América Latina (BRANDÃO, 2008). Fávero nos esclarece

que “dentre as formas de luta popular que surgiram naque-

les anos, ou que neles conseguiram se fortalecer, uma delas

se chamou

cultura popular

; e ela subordinava outra: a

edu-

cação popular

” (1983, p. 9,

grifo nosso

). Nesta perspectiva,

“tudo se refez e tudo se imaginou criar ou recriar, a partir

da conscientização e da politização – ou seja, da organiza-

ção das classes populares” (FÁVERO, 1983, p. 9). De acordo

com o exposto, não podemos deixar de salientar o contexto

social e político que a educação popular, através da pro-

posta dos círculos de cultura, in(surge): vivíamos em uma

sociedade ainda muito fechada do ponto de vista democrá-

tico, onde ainda estava enraizada a concepção bancária de

educação. Assim, necessitávamos de professores mais de-

mocráticos, de uma educação centrada no educando e que

pudesse aprendesse a ler através de seu próprio mundo, sua

realidade, ou seja, seu contexto histórico.

1

Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, Graduanda em Pedagogia, Bol-

sista PIBIC-CNPq, E-mail:

angel.criss@yahoo.com.br.

2

Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, Professora e Pesquisadora

no Programa de Pós-Graduação em Educação, E-mail:

cheron.moretti@ gmail.com.