XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
MEMÓRIA DE UMA EDUCAÇÃO
POPULAR: OS
CÍRCULOS DE CULTURA
NA “SEC” E NA SMEC”
Ângela Cristine Schulz
1
Cheron Zanini Moretti
2
Palavras-chave:
Educação Popular; Círculos de Cultura; Me-
mórias; Paulo Freire.
Os anos de 1960 são marcados pela eclosão de diver-
sos movimentos sociais e, dentre estes, os
círculos de cultura
que são o símbolo mais adequado à lembrança das expe-
riências de cultura e educação popular realizados no Brasil
e na América Latina (BRANDÃO, 2008). Fávero nos esclarece
que “dentre as formas de luta popular que surgiram naque-
les anos, ou que neles conseguiram se fortalecer, uma delas
se chamou
cultura popular
; e ela subordinava outra: a
edu-
cação popular
” (1983, p. 9,
grifo nosso
). Nesta perspectiva,
“tudo se refez e tudo se imaginou criar ou recriar, a partir
da conscientização e da politização – ou seja, da organiza-
ção das classes populares” (FÁVERO, 1983, p. 9). De acordo
com o exposto, não podemos deixar de salientar o contexto
social e político que a educação popular, através da pro-
posta dos círculos de cultura, in(surge): vivíamos em uma
sociedade ainda muito fechada do ponto de vista democrá-
tico, onde ainda estava enraizada a concepção bancária de
educação. Assim, necessitávamos de professores mais de-
mocráticos, de uma educação centrada no educando e que
pudesse aprendesse a ler através de seu próprio mundo, sua
realidade, ou seja, seu contexto histórico.
1
Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, Graduanda em Pedagogia, Bol-
sista PIBIC-CNPq, E-mail:
angel.criss@yahoo.com.br.2
Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, Professora e Pesquisadora
no Programa de Pós-Graduação em Educação, E-mail:
cheron.moretti@ gmail.com.