XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
163
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
a imprensa noticiava o sucesso do método, pela ra-
pidez. A propaganda do método era o fato de ser
em 40h. Então noticiavam, e o pessoal tinha muita
curiosidade. Veio gente do RS inteiro e de SC para
fazer o curso do Paulo Freire.
Após esta formação, partiu-se para a primeira etapa
do trabalho, que era a pesquisa do universo vocabular. Al-
gumas pessoas se encaminharam para atividades junto às
fábricas e outras para a zona rural, na periferia de Porto Ale-
gre. Assim, abriu-se vagas para o voluntariado e vários uni-
versitários, professores, assistentes sociais se engajaram no
projeto, dando início às atividades.
[...] os trabalhadores da Estação eram quase todos
analfabetos; se fez um grupo adaptando à realida-
de deles. E depois fizemos muitos Círculos em vilas
periféricas. Fizemos na Vila Maria da Conceição; no
Mato Sampaio, na vila, que era da Zona Norte, da
rua Umbú, onde funcionava um Círculo (não lembro
agora o nome); ali naquela vila do Asseio, na Zona
Sul, na Camaquã. E a gente começou a entrar em
contato com entidade que já existiam, por exemplo:
as escolas dos padres nos cediam salas; as associa-
ções; a Pequena Casa da Criança; Na Vila Conceição;
nós tínhamos um Círculo funcionando lá dentro; sa-
lões paroquiais; na Igreja da Conceição, tínhamos
um. Eram principalmente empregadas domésticas.
Nas vilas periféricas, onde havia possibilidades, ge-
ralmente se usava o prédio das escolas. (ZARDIN,
1989 In: ANDREOLA, 1995, p. 15).
Outro ponto importante a destacar que, logo após o
curso, a divisão de cultura foi para o interior difundir este
trabalho. Em Ijuí, como relata Craidy (1988 In: ANDREOLA,
1995) em sua entrevista, as atividades com a cultura po-
pular já estavam ocorrendo desde o fim dos anos de 1950,
início dos anos de 1960 através do Movimento Comuni-
tário de Base. Era um trabalho comunitário voltado para a
participação comunitária. Para tanto, entrou-se em contato
com o movimento nacional dos estudantes, como a UNE
e incorporaram o trabalho de educação de base com a al-