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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

Para tanto, a prefeitura ficou com os retro-projetores

e, também, realizou uma grande mobilização em termos de

Educação Popular. “Não sei por que, mas o fato é que nós

ganhamos os equipamentos (retro-projetores). Haviam che-

gado 20 mil projetores. Ficou decidido que viriam para nós

2500 retro-projetores. Aí nós fizemos um curso de monito-

res, e era coisa cerca de 80 a cento e tantos alunos.” (GAMA,

1995 In: ANDREOLA, 1995, p. 229-230). Já havia, contudo,

mais de duzentos locais (desde paróquias até casas maçô-

nicas, clubes de recreação, escolinhas, escolas particulares),

confirmados e que foram oferecidos para que se realizassem

as primeiras experiências com a Educação e Cultura Popular.

Portanto, em razão do que foi explanado anteriormen-

te, o professo Hélio Gama compartilha, em sua entrevista, a

valiosa informação:

O prof. Fiori fez a abertura, no dia 30 de abril. No dia

31 houve a primeira aula. No dia 1º não houve mais,

terminou. Em fevereiro o Lauro Hageman, que era do

partidão, foi para São Paulo. Voltou e disse: “olha, o

governo vai cair, danou-se tudo”, e fez uma reunião

conosco. [...] Foi aquela choradeira “se preparem que

vem coisa”. E aí não chegaram a vir os retro-proje-

tores, porque caiu o governo bem na época. Então

o que estava previsto era o seguinte: nós tínhamos

um curso de monitoria, que iria até 6 de abril, e a

partir desses dias os monitores seriam lotados na vila

São José, para fazer o trabalho do primeiro grupo

de alfabetização de adultos, e não chegamos a fazer,

porque terminou tudo. (1989, p. 230).

Em razão disso, todo o trabalho foi suspenso e não se

tem registro desta atuação da equipe da prefeitura. Dessa

forma, reconstruímos parte da história e da trajetória dos

Círculos de Cultura no Rio Grande do Sul, no movimento de

cultura e educação popular.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em razão do conteúdo analisado, buscamos relacio-

nar a história dos Círculos de Cultura com a trajetória da