XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
169
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
Para tanto, a prefeitura ficou com os retro-projetores
e, também, realizou uma grande mobilização em termos de
Educação Popular. “Não sei por que, mas o fato é que nós
ganhamos os equipamentos (retro-projetores). Haviam che-
gado 20 mil projetores. Ficou decidido que viriam para nós
2500 retro-projetores. Aí nós fizemos um curso de monito-
res, e era coisa cerca de 80 a cento e tantos alunos.” (GAMA,
1995 In: ANDREOLA, 1995, p. 229-230). Já havia, contudo,
mais de duzentos locais (desde paróquias até casas maçô-
nicas, clubes de recreação, escolinhas, escolas particulares),
confirmados e que foram oferecidos para que se realizassem
as primeiras experiências com a Educação e Cultura Popular.
Portanto, em razão do que foi explanado anteriormen-
te, o professo Hélio Gama compartilha, em sua entrevista, a
valiosa informação:
O prof. Fiori fez a abertura, no dia 30 de abril. No dia
31 houve a primeira aula. No dia 1º não houve mais,
terminou. Em fevereiro o Lauro Hageman, que era do
partidão, foi para São Paulo. Voltou e disse: “olha, o
governo vai cair, danou-se tudo”, e fez uma reunião
conosco. [...] Foi aquela choradeira “se preparem que
vem coisa”. E aí não chegaram a vir os retro-proje-
tores, porque caiu o governo bem na época. Então
o que estava previsto era o seguinte: nós tínhamos
um curso de monitoria, que iria até 6 de abril, e a
partir desses dias os monitores seriam lotados na vila
São José, para fazer o trabalho do primeiro grupo
de alfabetização de adultos, e não chegamos a fazer,
porque terminou tudo. (1989, p. 230).
Em razão disso, todo o trabalho foi suspenso e não se
tem registro desta atuação da equipe da prefeitura. Dessa
forma, reconstruímos parte da história e da trajetória dos
Círculos de Cultura no Rio Grande do Sul, no movimento de
cultura e educação popular.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em razão do conteúdo analisado, buscamos relacio-
nar a história dos Círculos de Cultura com a trajetória da