166
EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
a cabeça, com toda franqueza, da secretária, por-
que não aceitaria assinar um documento legal, que
criava uma situação muito injusta para o Professor
Contratado, de contratos fechados. (FAGUNDES,
1989 In: ANDREOLA, 1995, p. 62).
Em decorrência a este incidente, conforme Fagundes
(1989 In: ANDREOLA, 1995), aquelas pessoas que ocupavam
os cargos de confiança se demitiram juntamente com ela.
No dia 1º de abril foi determinado que as secretarias fe-
chassem as portas. Organizou-se, então, um movimento de
resistência dentro da prefeitura contra o golpe. Havia um cli-
ma muito tenso e não houve ambiente para permanecerem.
Algumas pessoas, mais impacientes e irritadas, permanece-
ram por mais tempo, conforme Zardin.
Agora, a gente continuou ainda algum tempo. Tan-
to que em “31 de março” ainda havia Círculo de
Cultura, com o projetor de slides, com o material
todo, e ainda havia gente na SEC, na Divisão de Cul-
tura [...]. Quando estourou a Comissão de Inquérito
eu não estava mais na SEC, eu estava na escola. Mas
havia gente na Divisão de Cultura que reuniu todo
o material, para entregar esse material, para ser jul-
gado na Comissão. (ZARDIN, 1989 In: ANDREOLA,
1995, p. 28-29).
Quando João Goulart assumiu o poder, acreditava-se
que “as coisas” estavam mais fortes do que realmente apa-
rentavam. “A gente pressentia estar caminhando na corda
bamba. Da permanente ameaça, a gente tinha consciên-
cia, mas não da força disso.” (ZARDIN, 1989 In: ANDREOLA,
1995, p. 38). Nesse tempo, relata Castillo (1989 In: ANDREO-
LA, 1995), cada grupo atuante no movimento de juventude
tinha com uma compreensão sobre o processo revolucioná-
rio, mas na ação eram convergentes, tinham a esperança e
“a juventude era capaz de mudar hábitos” (p. 148). Os anos
de 1960 foram dos jovens estudantes, de uma geração feita
de modo diferente.
Também, Fagundes (1989), menciona em sua entrevis-
ta, que houve uma tentativa da Secretaria de Educação do