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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
vidades culturais voltadas para uma linha popular, com o
serviço de Educação de Adultos (mais ligados às escolas no-
turnas do Estado) e, em conjunto, conduziu-se um progra-
ma para reformar completamente e promover um trabalho
de Educação de Adultos. Havia um “parentesco” entre es-
tas pessoas, uma preocupação em mudar a linguagem da
educação, na mesma filosofia que Paulo Freire propunha, de
suas realidades pessoais, da sua construção de mundo.
[...] tinha acabar que a escola fosse uma escola para
somar privilégios; que realmente a gente quises-
se avançar, em termos de sociedade democrática,
tinha que haver, cada vez mais, a participação de
todos os setores da sociedade. Então, é nesse sen-
tido que havia essas pessoas que trabalhavam com
certa identidade [...]. Essas pessoas queriam: que a
escola, por exemplo, deixasse de ser seletiva; que
atingisse a todos; que a escola realmente se expan-
disse para todos. A gente achava, naquela ocasião,
que realmente por si começava um processo de de-
mocratização do país. Democratização da cultura e
fundamentalmente, da educação. (ZARDIN, 1989 In:
ANDREOLA, 1995, p. 21).
Então, para se concretizar este projeto, foram apre-
sentadas as linhas de trabalho a serem desenvolvidas para
Paulo de Tarso (Ministro da Educação), que veio em março/
abril de 1963 a Porto Alegre. Assim, o pessoal daqui entra
em contato com as pessoas que faziam os Círculos de Cultu-
ra do Nordeste e vão até lá acompanhar o trabalho que es-
tava sendo feito. Em julho de 1963, a SEC, o Serviço de Edu-
cação de Adultos e Divisão de Cultura trazem Paulo Freire a
Porto Alegre para dar a primeira formação de professores,
que durou uma semana. Zardin (1989 In: ANDREOLA, 1995,
p. 13-14) corrobora essa informação ao mencionar que:
[...] foi uma coisa que criou um certo impacto na
cidade, porque as inscrições foram tão numerosas,
que o Paulo Freire levou um susto quando chegou.
Era uma multidão, e ele não trabalhava com multi-
dão. Mas a gente disse que ia fazer uma largada e
depois ia formar grupos menores. Na verdade, toda