164
EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
fabetização de adultos, teatros e debates sobre questões
populares.
Nós tínhamos, em média, duas a três reuniões/
assembleias por semana. Quarta-feira a gente se
reunia na faculdade e sábado e domingo a gente
ia para os sindicatos e para o meio rural. Nós saí-
mos de caminhão com os seminaristas. Os semi-
naristas participavam muito e nós, os estudantes,
íamos num caminhão todo aberto. Chegávamos
no meio rural e fazíamos teatro em cima do cami-
nhão, depois discutíamos, fazíamos debates com
os trabalhadores rurais, sobre assuntos como cor-
porativismo, sindicalismo e reformas de base, etc.
Nós levávamos aqueles pequenos teatros da UNE,
como sobre o subdesenvolvimento, João da Silva,
que o CPC da UNE apresentava nacionalmente. Nós
apresentávamos lá, e essas mesmas atividades rea-
lizávamos em sindicatos de operários, com apre-
sentação de teatros e debates. (CRAIDY, 1988 In:
ANDREOLA, 1995, p. 186).
Arantes (1989 In: ANDREOLA, 1995) afirma, durante
sua entrevista que, a partir da vinda de Paulo Freire a Porto
Alegre montou-se vários slides para as primeiras experiên-
cias-piloto então, passaram a desenvolver alguns projetos
no interior do estado do Rio Grande do Sul, em Ijuí, na gran-
de Porto Alegre, além da própria capital como já menciona-
mos. Desta forma, partiam uma grande caravana com várias
kombis, levando cenários de teatros e filmes na linha da Cul-
tura Popular. Em relação ao trabalho em Ijuí, relata:
[...] nós levamos o grupo daqui. E nós mesmos fize-
mos trabalhos. Eu mesma, me lembro que fiz con-
ferência sobre o que é cultura popular. Eu tenho fo-
tos disso, fotos desse grupo, fotos desse episódio.
Depois de Ijuí, nós passamos em Cruz Alta. Nessa
ocasião dávamos entrevistas em rádios. O impor-
tante é que essas caravanas começaram a se formar
a partir da Secretaria de Cultura. (ARANTES, 1989 In:
ANDREOLA, 1995, p. 163).
Assim, em Ijuí, o trabalho de alfabetização de adultos
estava sendo organizado. Tempo depois, a equipe do Institu-