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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
educação popular no Rio Grande do Sul. Enfatizamos que
esta efervescência em relação a cultura e educação popular
tiveram início com os movimentos estudantis, estendendo-
-se para a Secretaria de Cultura (SEC) do Estado e Secre-
taria de Educação (SMEC) do Município de Porto Alegre,
além da importante contribuição dos setores progressistas
da Igreja Católica. Aspectos importantes, como conflitos
políticos entre a SEC e SMEC, são identificados nesta traje-
tória. Com a instauração da Ditadura Militar, em 1964, os
círculos de cultura foram fechados e o método de educa-
ção foi denunciado como perigoso e subversivo, seus/suas
educadores/as foram presos e perseguidos. Segundo os
aspectos estudados, não podemos deixar de apontar que,
através dos Círculos de Cultura, as pessoas começavam a
tomar consciência de seu trabalho e do contexto em que
estavam inseridas. Portanto, esses círculos não foram so-
mente um método, mas através dele, desenvolveu-se um
novo sentimento de mundo, uma nova esperança - através
da educação libertadora.
REFERÊNCIAS:
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