XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
161
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
Paulo Freire formou seu grupo dentro da universidade
do Recife e a maioria das pessoas que trabalhavam com ele,
no Movimento de Cultura Popular, era da Juventude Univer-
sitária Católica (JUC). Assim, quando a ideia de alfabetizar
passa a ter maior dimensão, o Ministério da Educação as-
sume esse compromisso, o que veio a tornar-se um projeto
político mais amplo e generalizado, abrindo inscrições para
quem quisesse ser alfabetizador (FIORI, 1989 In: ANDREOLA,
1995).
Mas na matriz, a coisa é de que um viesse pela al-
fabetização, e outro viesse mais pela atividade de
teatro, cinema, etc. Tinha muito a haver com isso,
para que a Otília está chamando a atenção, que é
uma coisa central, que era e ainda é a ideia força do
Paulo, essa história do povo, a partir do povo, de-
volver ao povo, colaborar com o processo de toma-
da de consciência do povo, mas só com as palavras
do povo, as ideias do povo, os problemas do povo.
Isso, a meu ver, era a ideia força freiriana. (FIORI,
1989 In: ANDREOLA, 1995, p. 179-180).
Para difundir o trabalho de Cultura Popular, a nível
de SEC, toda a equipe recebia condições de participar de
encontros em São Paulo, na Universidade Rural do Rio de
Janeiro, afim de se preparar. Nestes encontros, estavam pre-
sentes muitos representantes das Secretarias de Educação,
que trabalhavam com cultura popular. Conforme Fagundes
(1989 In: ANDREOLA, 1995, p. 61):
Nós passamos a fazer parte daqueles brasileiros
que circulavam, digamos assim, daquela equipe
centrada no Paulo Freire. E, naturalmente, sempre
tentando objetivar em programas, em atividades
que pudessem ser trazidas para a Divisão de Cul-
tura, para a SEC, embora nós soubéssemos que a
própria Divisão de Cultura tinha na sociedade local,
na coletividade, toda uma marca de manter a cul-
tura da elite.
Em entrevista com Zardin (1989 In: ANDREOLA, 1995),
associou-se, então, a Divisão de Cultura, que promovia ati-