158
EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
A presente comunicação é parte de uma pesquisa
qualitativa, documental e bibliográfica na área da educação,
que se edifica no embasamento teórico freiriano e tem por
objetivo principal apresentar a trajetória de uma educação
popular através das memórias sobre os
círculos de cultura
no Rio Grande do Sul, do início dos anos de 1960. Em espe-
cial, apresentamos um pequeno recorte da reconstrução da
experiência dos círculos de culturas na Secretaria de Cultura
(SEC) do Estado e Secretaria de Educação (SMEC) do Muni-
cípio de Porto Alegre. Para tanto, utilizamos como fonte de
pesquisa parte do riquíssimo arquivo pessoal do professor
Balduíno Antonio Andreola, e de seu relatório de pesquisa:
O Instituto de Cultura Popular no Rio Grande do Sul: história,
influências e desdobramentos
(1995), que oferece um dos-
siê com entrevistas e reflexões sobre o Instituto de Cultura
Popular do Rio Grande do Sul, que foi fundado à luz da
pe-
dagogia
de Paulo Freire e da
filosofia
de Ernani Maria Fiori.
A análise do conteúdo foi realizada a partir do estudo e da
leitura dos referidos materiais, em especial as entrevistas
contidas no relatório de pesquisa, organizando fichamentos
para uma melhor compreensão de seu conteúdo manifes-
to e latente. Assim, construímos um quadro que teve como
propósito relacionar os conteúdos com os objetivos especí-
ficos de nossa pesquisa, visando resgatar as experiências dos
círculos de cultura e educação popular nos aspectos mais
amplos e identificar aspectos específicos desta experiência e
trajetória com o contexto histórico. A mesma está vinculada
ao projeto de pesquisa “Educação popular e pesquisa ação
participante: processos emancipatórios e (des)colonialidade
na América Latina”, desenvolvido na Universidade de Santa
Cruz do Sul em diálogo com a pesquisa “A Presença de Pau-
lo Freire no Rio Grande do Sul”, realizada na Universidade
do Vale do Rio dos Sinos.
OS CÍRCULOS NA SEC E NA SMEC
A propagação da cultura e da educação popular no
Rio Grande do Sul teve sua culminância no final dos anos