152
EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
em:
<http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoe realidade/issue/viewIssue/3063/329>. Acesso em: 31
ago. 2017.
ANDREOLA, Balduino Antonio; GHIGGI, Gomercindo;
PAULY, Evaldo Luis. Paulo Freire no Rio Grande do Sul
- Diálogos, Aprendizagens e Reinvenções...
Revista
e-curriculum
, São Paulo, v. 7 n. 3. 2011. Edição es-
pecial de aniversário de Paulo Freire. Disponível em:
<
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/ar ticle/view/7600/5550>. Acesso em: 20 jul. 2017.
BACELLAR, Carlos. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY,
C.B (org.).
Fontes históricas.
São Paulo: Contexto, 2005.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues.
O que é método Paulo Frei-
re.
2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.
__________. Círculo de cultura. In:
STRECK, Danilo; RENDIN,
Euclides; ZITOTSKI, Jaime. (orgs).
Dicionário Paulo
Freire.
Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2008.
COSTA, Marisa C. Vorraber. Manifestações iniciais da edu-
cação libertadora no Rio Grande do Sul.
Educação e
Realidade
, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 31-43, jan./jun.
1991. Disponível em:
<http://www.seer.ufrgs.br/index. php/educacaoerealidade/issue/viewIssue/3058/324>.
Acesso em: 06 set. 2017.
FREIRE, Paulo.
Extensão ou comunicação?
7. ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 1983.
__________.
A importância do ato de ler.
23. ed. São Paulo:
Autores Associados, 1989.
__________. Posfácio: Depoimento de um grande amigo. In:
FIORI, Ernani Maria.
Textos escolhidos.
Porto Alegre:
L&PM, 1992. 2 v.
__________.
Pedagogia da esperança:
um reencontro com a
pedagogia do oprimido. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2000.
__________.
Pedagogia da tolerância.
São Paulo: Unesp,
2004.