Table of Contents Table of Contents
Previous Page  148 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 148 / 2428 Next Page
Page Background

148

EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

No governo de João Goulart, presidente no período

de setembro de 1961 a abril de 1964, havia a valorização

da cultura popular e um olhar para a alfabetização como a

abertura de portas para maior participação política

6

, por isso

estas iniciativas ganharam força e a possibilidade de orga-

nização e expansão. Este foi, então, o contexto histórico no

qual ocorreu o movimento para a alfabetização de adultos

no Rio Grande do Sul, concomitantemente à mobilização

que acontecia a nível nacional.

Segundo Gadotti (1996, p. 69), após a experiência de

Angicos,

[...] Paulo Freire foi convidado pelo Presidente João

Goulart e pelo Ministro da Educação, Paulo de Tarso

C. Santos, para repensar a alfabetização de adultos

em âmbito nacional. Em 1964, estava prevista a ins-

talação de 20 mil círculos de cultura para 2 milhões

de analfabetos. O golpe militar, no entanto, inter-

rompeu os trabalhos bem no início e reprimiu toda

a mobilização já conquistada.

Antes do golpe, porém, já havia uma organização para

a aplicação do programa de alfabetização no estado do Rio

Grande do Sul no qual, em comunhão à Campanha Nacional

de Alfabetização, “alguns integrantes da Secretaria Estadual

de Educação, de algumas secretarias municipais e de enti-

dades da sociedade civil, criaram centenas de Círculos de

Cultura” segundo Andreola, Ghiggi e Pauly (2011, p. 3). Os

autores comentam que, presidido por Ernani Maria Fiori, em

consonância a este movimento, em Porto Alegre foi criado

o Instituto de Cultura Popular do Rio Grande do Sul, cuja

existência foi de dezembro de 1963 a abril de 1964.

A criação do ICP/RS ainda é descrita por Costa (1991),

que destaca que após 8 meses de aplicação já haviam re-

sultados positivos nos círculos de cultura realizados e uma

mobilização de diversos setores do estado, em apoio ao

movimento. Todas as ações eram desenvolvidas em prol da

6

O interesse pela participação política das massas populares estava, tam-

bém, na angariação de votos.