XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
151
EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
visita programada a Porto Alegre, na primeira quinzena de
julho de 1963 para falar sobre a alfabetização de adultos
em 40 horas. A reportagem ainda explica: “A vinda de Paulo
Freire possibilitará a Porto Alegre e ao Rio Grande o empre-
go de seu método, assim como atualmente se faz em Recife,
Natal, João Pessoa e Florianópolis”.
Neste artigo, buscou-se fundamentar os círculos de
cultura, indicando brevemente sua realização no Rio Grande
do Sul e a presença de Paulo Freire no estado. Percebe-se,
através da fundamentação teórica e da observação destas
duas reportagens citadas, que o Rio Grande do Sul estava se
mobilizando para a realização do “método” de alfabetização
de adultos e que Paulo Freire estava acompanhando esta
movimentação.
RESULTADOS ESPERADOS
Esta é uma pesquisa em desenvolvimento, que espera
apresentar uma análise sobre o movimento de alfabetização
fundamentado e proposto por Paulo Freire, os círculos de
cultura, realizados no Rio Grande do Sul em meio ao mo-
vimento que ocorria nacionalmente. Ainda, espera-se que
a realização desta pesquisa possa alcançar as ressonâncias
e contribuições da presença de Paulo Freire no Rio Grande
do Sul através da história dos círculos de cultura e dos mo-
vimentos em prol da alfabetização.
REFERÊNCIAS
ANDREOLA, Balduino Antonio. O processo do conhecimen-
to em Paulo Freire.
Educação e Realidade,
Porto Ale-
gre, v. 18, n. 1, p. 32-42, jan./jun. 1993. Disponível em:
<http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoereali dade/issue/viewIssue/3054/320>. Acesso em: 04 set.
2017.
__________. Cultura e educação popular nos anos sessenta
no Rio Grande do Sul.
Educação e Realidade,
Porto
Alegre, v. 13, n. 2, p. 39-48, jul./dez. 1988. Disponível