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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

cultura popular e segundo Andreola (1988, p. 41), o método

de alfabetização de Paulo Freire foi “um dos elementos bá-

sicos do ICP/RS”.

Andreola (1988) também explica que a historicidade

do Instituto não se reduz ao período real de existência, po-

dendo ser observado a partir dos desdobramentos históri-

cos realizados por seus fundadores. O autor diz que as ini-

ciativas anteriores ao golpe e o caminho percorrido depois

dele pelas pessoas que desenvolveram o movimento são de

esperança.

De modo complementar, Francisco C. Weffort (2000),

no prefácio do livro Educação como prática da liberdade, de

Paulo Freire, comenta que o movimento de cultura popular

realizado no Brasil, apesar da desestruturação causada pelo

golpe, deixou uma semente e pode hoje continuar a ser es-

tudada. A escrita dos autores também justifica e incentiva o

estudo desta temática.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste texto é a pesquisa bi-

bliográfica e a análise documental de fontes escritas. Para a

definição do objeto de pesquisa, bem como dos conceitos

que envolvem a temática proposta, foi necessária a pesqui-

sa bibliográfica, tomando como fonte os próprios livros de

Paulo Freire, além de autores, que relatam suas experiên-

cias com o programa de alfabetização. Também foi realizada

uma breve pesquisa documental de fontes escritas (comen-

tada no item a seguir) que relatam a presença de Paulo Frei-

re no Rio Grande do Sul.

Assim como Paulo Freire defendia não haver neutra-

lidade na educação, o mesmo ocorre com relação à escrita

documental. A análise qualitativa das fontes escritas encon-

tradas em periódicos deverá considerar o contexto no qual

foi produzida com a intenção de refletir criticamente sobre

quem escreveu e em que condições, bem como sobre o veí-

culo de divulgação e o propósito (Bacellar, 2005).