XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 2 – PAULO FREIRE:
MEMÓRIA,
REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
cultura popular e segundo Andreola (1988, p. 41), o método
de alfabetização de Paulo Freire foi “um dos elementos bá-
sicos do ICP/RS”.
Andreola (1988) também explica que a historicidade
do Instituto não se reduz ao período real de existência, po-
dendo ser observado a partir dos desdobramentos históri-
cos realizados por seus fundadores. O autor diz que as ini-
ciativas anteriores ao golpe e o caminho percorrido depois
dele pelas pessoas que desenvolveram o movimento são de
esperança.
De modo complementar, Francisco C. Weffort (2000),
no prefácio do livro Educação como prática da liberdade, de
Paulo Freire, comenta que o movimento de cultura popular
realizado no Brasil, apesar da desestruturação causada pelo
golpe, deixou uma semente e pode hoje continuar a ser es-
tudada. A escrita dos autores também justifica e incentiva o
estudo desta temática.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada neste texto é a pesquisa bi-
bliográfica e a análise documental de fontes escritas. Para a
definição do objeto de pesquisa, bem como dos conceitos
que envolvem a temática proposta, foi necessária a pesqui-
sa bibliográfica, tomando como fonte os próprios livros de
Paulo Freire, além de autores, que relatam suas experiên-
cias com o programa de alfabetização. Também foi realizada
uma breve pesquisa documental de fontes escritas (comen-
tada no item a seguir) que relatam a presença de Paulo Frei-
re no Rio Grande do Sul.
Assim como Paulo Freire defendia não haver neutra-
lidade na educação, o mesmo ocorre com relação à escrita
documental. A análise qualitativa das fontes escritas encon-
tradas em periódicos deverá considerar o contexto no qual
foi produzida com a intenção de refletir criticamente sobre
quem escreveu e em que condições, bem como sobre o veí-
culo de divulgação e o propósito (Bacellar, 2005).