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EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
e as relações que nele ocorrem. A prática educacional é um
processo de reflexão e ação, uma prática crítica que tem sua
finalidade na emancipação, na liberdade. Para isso, deve ser
baseada na problematização de conhecimentos, realizada
através do diálogo.
A educação é, então, oportunidade para a constru-
ção de conhecimentos. É reflexão que dá sentido à prática.
Para Freire (1983, 2005), a educação tem uma relação direta
com a realidade e envolve reflexão crítica, problematização,
significação, dialogicidade, amorosidade, teoria e prática
indicotomizáveis, além da esperança na construção de um
mundo melhor. Tem como objetivos a busca por ser mais,
a autonomia, a emancipação, a práxis transformadora (do
mundo e das pessoas), a humanização, a conscientização, a
revolução cultural, a libertação.
Estas características se colocam na ação educativa, dan-
do-a o significado de ato político, pois a educação problema-
tizadora é o que dá as bases para a organização política dos
educandos. Desta forma, os educadores precisam estar aten-
tos às relações de poder que se estabelecem na educação
se quiserem trabalhar em prol da libertação. A ideia de que
não há neutralidade no processo educativo, fundamenta este
pensamento. Segundo Freire (2000), não há neutralidade nas
ações do educador, pois estas são sempre tomadas por suas
crenças, ainda que de forma inconsciente. Por isso, a educa-
ção é uma tarefa ética, na qual o educador está agindo para
(a) a libertação ou (b) a domesticação dos educandos.
Reconhecer que somos seres “no mundo, com o mun-
do e com o outro” (FREIRE, 1989, p. 17) significa saber que
o outro também tem o direito de dizer a sua palavra, e tem
a sua criticidade. Neste sentido, é reconhecida também a
oportunidade da troca de aprendizagens do momento en-
sinar-aprender, pois o educando também é sujeito de seu
próprio processo de aprendizagem. Nesta relação de troca,
onde todos se educam em conjunto, há a descoberta dos
conhecimentos que o educando já possui, partindo-se deles
para a construção de novos.