Table of Contents Table of Contents
Previous Page  142 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 142 / 2428 Next Page
Page Background

142

EIXO 2 – PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

diado pelos círculos de cultura, levasse em conta o universo

vocabular dos educandos tendo como ponto de partida a

realidade na qual eles se encontravam.

Entendendo o mundo ao seu redor, os educandos

eram gradualmente desafiados no que se refere às apren-

dizagens da leitura e escrita, bem como no que se refere ao

pensar crítico, através da problematização da sua realidade

e da busca por possibilidades de transformação. Os círculos

de cultura eram, então, uma nova concepção de educação,

considerada uma ação cultural para a liberdade (como indi-

ca, inclusive, o título de um dos livros de Freire), uma ação

que visa à transformação social.

Percebendo a importância deste programa de alfa-

betização, que percorreu também outros países, este texto

busca apresentar aspectos teóricos deste movimento. Além

disso, pretende fazer referência à presença de Paulo Freire

no Rio Grande do Sul, no período anterior ao exilio, princi-

palmente ao início dos anos 1960, pois este é o período no

qual o educador veio ao estado para ministrar cursos “sobre

seu método de alfabetização” segundo Andreola, Ghiggi e

Pauly (2011, p. 5)

3

.

OBJETIVOS

Paulo Freire é um grande educador brasileiro que

buscou apresentar uma concepção de educação voltada à

atuação dos educandos na transformação da sociedade. To-

mando a educação como uma prática que deve ser cons-

cientizadora, Freire entendia como necessário partir dos co-

nhecimentos prévios dos educandos para, problematizan-

do-os, mediar a construção de novos conhecimentos. Sua

preocupação com a alfabetização de adultos o fez pensar

nos círculos de cultura, um movimento que se colocava a

favor da educação e dos saberes populares.

3

Sabe-se que depois do exílio Freire também veio ao Rio Grande do Sul,

carregando os mesmos ideais, mas já não podendo ter exatamente o mes-

mo propósito.